A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí promove, entre os dias 8 e 12 de maio, a 1ª Semana de Prevenção de Queimadas do município, em atendimento à Lei 6.508/22, de autoria da vereadora Maria Amélia. A programação prevê uma série de atividades educativas e de conscientização, com o objetivo de alertar a população sobre os malefícios das queimadas na saúde e bem-estar, os riscos envolvidos e os impactos ao meio ambiente.

“O caminho é educar e alertar. As queimadas causam sérios impactos ambientais, estragam o solo, prejudicam o ar, agridem a fauna e a flora. E, muitas vezes, quem realiza tal ato não mensura os riscos. A gente quer ampliar a informação para que cada um se comprometa com a cidade”, explica Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Em Jacareí, a realização de queimadas é proibida por lei. É considerada infração a utilização de fogo como método para facilitar a capinação ou limpeza de qualquer área, queimar ao ar livre pneus, borrachas, plásticos, resíduos industriais, tintas, solventes, lixo doméstico, resíduos hospitalares, restos de material orgânico ou inorgânico decorrentes de varrição e/ou capina, ou qualquer material cuja combustão produza gás potencialmente nocivo à saúde ou ao meio ambiente.

Clique aqui para acessar o panfleto ilustrado de prevenção de queimadas em Jacareí, com telefones úteis, dicas, canais de denúncia e outras informações.

Programação – 1ª Semana de Prevenção de Queimadas de Jacareí

– Dia 8, segunda-feira.

Entre 7h e 9h – Pit stop educativo, na esquina da Rua Moisés Ruston com a Av. Siqueira Campos.

Entre15h e 17h – Pit Stop educativo, na esquina da Rua Moisés Ruston com a Av. Siqueira Campos.

– Dia 9, terça-feira.

9h – Oficina “Operação Estiagem”, em parceria com a Defesa Civil, no Viveiro Municipal “Seo Moura”. Evento aberto ao público.

14h – Mobilização porta a porta, no Jardim das Indústrias, com distribuição de material informativo.

– Dia 10, quarta-feira.

10h – Roda de conversa: “Queimadas urbanas – Como evitar”, em parceria com o Corpo de Bombeiros, no Viveiro Municipal “Seo Moura”. Evento aberto ao público.

14h – Mobilização porta a porta, no Jardim Maria Amélia, com distribuição de material informativo.

– Dia 11, quinta-feira.

10h – Roda de conversa: “Como evitar acidentes domésticos com fogo”, em parceria com o Corpo de Bombeiros, no Viveiro Municipal “Seo Moura”. Evento aberto ao público.

14h – Mobilização porta a porta, no Varadouro, com distribuição de material informativo.

– Dia 12, sexta-feira.

9h – Exibição da Websérie “Fogo – Mudanças Climáticas” e roda de conversa, no Viveiro Municipal “Seo Moura”. Evento aberto ao público.

14h: Oficina “Mudanças climáticas – Um olhar para o local”, em parceria com o Instituto Suinã, no CEJU.

Legenda: Prefeitura de Jacareí divulga programação da 1ª Semana de Prevenção de Queimadas, entre 8 e 12 de maio