Prefeitura de Jacareí divulga balanço das ações contra a dengue realizadas na última semana

Dando continuidade às ações de combate à dengue, a Prefeitura de Jacareí divulga um balanço das ações realizadas na última semana, entre os dias 31 de março e 6 de abril, em um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana.

Vistorias domiciliares

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realizou vistorias porta a porta em residências e comércios, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. No período acima, foram priorizados os bairros/regiões de grande incidência: Jardim do Vale, Jardim Colinas, Jardim São José, Jardim Paraíba e Vila Pinheiro. Nesta semana, a equipe vai percorrer ruas do Jardim Paraíba, Vila Formosa, Parque Itamaraty, Vila Aprazível e Vila Nova Aliança.

Entre os dias 31 de março e 6 de abril, foram vistoriados 2.359 imóveis, enquanto 1.098 estavam fechados, impedindo os trabalhos dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, 419 imóveis receberam a nebulização – ação promovida pontualmente, nas imediações dos locais com casos confirmados da doença – e outros 163 estavam fechados, sem possibilidade de aplicação no momento do trabalho.

Também neste período, a Secretaria de Saúde realizou 3.857 consultas por suspeita de dengue, nas UPAs e na Rede de Atenção Básica (UBS e UMSF), onde foram feitos 2.378 testes. Atualmente, Jacareí está com 14.444 casos confirmados de dengue.

Operação Cata-Treco

Ao longo do mês de março, o serviço atendeu os bairros indicados pela Vigilância Epidemiológica de Jacareí, auxiliando no combate à dengue, visitando regiões com altos índices de casos. A operação também evita que terrenos baldios, praças, rios e calçadas virem pontos de descarte irregular. Ao mesmo tempo, são realizados serviços de limpeza e varrição nas vias.

Também entre 31 de março e 6 de abril, o serviço de cata-treco recolheu 2 toneladas de materiais, como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos, papelão, vidro e metais em geral, no bairro Jardim do Vale. O próximo bairro a contar com o cata-treco é o Jardim Paraíba, na quarta (10) e sábado (13).

Legenda: ações realizadas na última semana contra a dengue