Prefeitura de Jacareí disponibiliza Unidades Básicas de Saúde para o atendimento a pacientes com suspeita de Dengue

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira (1/2), haverá a descentralização do atendimento aos casos de suspeita de Dengue no município.

Essa iniciativa busca otimizar os cuidados em relação à doença e aumentar a capacidade de atendimento nas UPA’s. Sendo assim, o atendimento ocorrerá em quatro Unidades Básicas de Saúde. São elas:

• UBS Santa Cruz dos Lázaros
  • UBS Parque Santo Antônio
  • UBS Cidade Salvador
  • UBS Jardim das Indústrias

Nessas unidades, que contarão com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h, serão recebidas as pessoas acima de 12 anos de idade, com casos leves da doença. Caso haja sintomas graves, o munícipe deverá procurar a UPA Dr. Thelmo ou a UPA Parque Meia-Lua.

Quais são os sintomas em casos leves:

• Febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dores no corpo e articulações;
  • Fraqueza;
  • Coceira na pele.

Já os sintomas de casos graves são:

• Dor abdominal intensa;
  • Vômito persistente;
  • Respiração acelerada;
  • Sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias;
  • Agitação ou confusão mental;
  • Convulsões.

O atendimento às crianças com idade até 11 anos se mantém nas UPAS Dr. Thelmo e Parque Meia-Lua.

A secretária de Saúde, Rosana Gravena comenta sobre a expectativa em relação à iniciativa. “Essa medida é um passo importante para garantir que todos tenham acesso mais rápido e eficiente aos cuidados necessários, visando a agilidade no atendimento, diagnóstico e tratamento da dengue, proporcionando um cuidado mais acessível a todos.”

A ação será realizada até que haja uma redução dos casos de Dengue do município.

Legenda: Unidades Básicas de Saúde realizarão atendimento a pacientes com suspeita de Dengue