Prefeitura de Jacareí continua com Operação Inverno, após fim do plantão no Educamais

Com fim da frente fria que baixou as temperaturas nas madrugadas a menos de 5 graus, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, encerrou o plantão emergencial no Educamais Jacareí. O serviço iniciou na noite de quinta-feira (29) e terminou no noite de sábado (31), como já havia sido divulgado pela Prefeitura.

No entanto, a Operação Inverno teve o horário ampliado das 18h às 23h, com o objetivo de convencer as pessoas em situação de rua a aceitarem o encaminhamento para o pernoite na Casa de Passagem. O trabalho de convencimento faz parte da rotina dos profissionais que atuam na abordagem, já que a demanda é espontânea. “Por lei, as pessoas que se encontram na situação de rua, não podem ser obrigadas a aceitar o atendimento social”, frisa a secretária de Assistência Social, Juliana Dualib.

Balanço

Na quinta-feira (29), o Educamais abrigou 17 pessoas em situação de rua. Na sexta (30), o espaço recebeu 23 pessoas com este tipo de vulnerabilidade e no sábado mais 21. Para a secretária, o atendimento emergencial no Educamais atendeu o objetivo de “salvar vidas”, durante esses três dias de frio intenso que afetou a região.

Serviços

Além da Operação Inverno, as equipes especializadas em abordagem também seguem com os trabalhos diários, percorrendo o território do município e ofertando à população em situação de rua os serviços do Centro Pop, Casa de Passagem, Caps AD, Caps II, Consultório na Rua, entre outros.

Como ajudar: A população pode ajudar as equipes de abordagem no atendimento às pessoas em situação de rua. A orientação é ligar na casa de Passagem: 3959-1597.