Prefeitura de Jacareí conclui treinamento sobre Lei Maria da Penha para Guardas Civis Municipais

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, encerrou na quarta-feira (21), o treinamento sobre a Lei Maria da Penha, para 230 servidores da Secretaria Segurança & Defesa do Cidadão.

Foram realizados seis encontros, desde agosto, com todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria de Segurança & Defesa do Cidadão, e com a Procuradoria Geral do Município. A iniciativa fez parte da Campanha Agosto Lilás (sobre a lei que foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência).

As palestras foram ministradas pelas procuradoras municipais Moyra Fernandes e Nara Cristianne Barbosa. Em agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos. Em Jacareí, equipes da Guarda Municipal comandam a Patrulha Maria da Penha, realizando rondas periódicas em locais com maior incidência de casos de violência doméstica, dentro do programa Família Segura.

Este programa tem como objetivo a prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar no município, que conta com uma equipe de profissionais especializados, formada por psicólogos e assistentes sociais, para realizar atendimento adequado às vítimas.

Treinamento Técnico

O Família Segura é assistido pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança & Defesa do Cidadão e pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos. “Desde que assumi a coordenação do Programa Família Segura, tenho proposto este treinamento técnico com os guardas, de uma forma acolhedora e humana”, destacou a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias.

“Temos o compromisso de estimular a adoção de políticas públicas, para eliminar todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e crianças. A nossa missão é fortalecer a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres no âmbito municipal”, enfatizou Girlaine.

Família Segura

A sede do Família Segura fica localizada na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Toda mulher que se sentir em situação de perigo pode acionar a escolta da GCM voltada, especificamente, para a violência doméstica, também pelo telefone 153, 24 horas.

Legenda: Treinamento dos Guardas Civis Municipais sobre a Lei Maria da Penha, em Jacareí