Prefeitura de Jacareí conclui formação de ‘Meditação na Prática Clínica’ para profissionais da Saúde

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu, na última semana, o primeiro ciclo de formações sobre ‘Meditação na Prática Clínica’, para profissionais da área da Saúde. O programa teve início em maio deste ano, com a participação de aproximadamente 40 funcionários, e foi realizado no Viveiro Municipal.

O objetivo da formação é capacitar os profissionais da rede municipal de Saúde para utilização das técnicas de meditação em seu cuidado individual e, também, para implementação de grupos de meditação nas Unidades de Saúde, com foco no tratamento da saúde mental da população.

Meditação na Prática Clínica

A meditação, considerada pelo Ministério da Saúde uma prática integrativa e complementar, é um exercício de harmonização dos estados mentais e da consciência, presente em inúmeras culturas e tradições. A prática constitui um instrumento de fortalecimento físico, emocional, mental, social e cognitivo, e é utilizada no tratamento de doenças como ansiedade, depressão, bipolaridade, entre outros.

Benefícios da Meditação

• Focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo;
  • Diminuição do pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva;
  • Alterações favoráveis no humor;
  • Melhoria no desempenho cognitivo;
  • Facilitação nos processos de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação;
  • Integração entre mente, corpo e mundo exterior.

Legenda: Prefeitura de Jacareí oferece formação de ‘Meditação na Prática Clínica’ para profissionais da Saúde