Prefeitura de Jacareí assina termo para início do programa ‘Pós-medida’, destinado a jovens egressos da Fundação Casa

Fundação Casa de Jacareí (Divulgação/Governo de SP)

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou, na manhã desta quarta-feira (31), um termo de cooperação para o início da execução do programa ‘Pós-medida’ no município. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, para acompanhamento de adolescentes e jovens egressos da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente).

A assinatura foi realizada no salão nobre do Paço Municipal, com a presença de autoridades, entre elas o secretário de Estado da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Dr. Fernando José da Costa.

“Existem questões que são de responsabilidade dos municípios, como, por exemplo, os jovens e adolescentes egressos da Fundação Casa. Mas nós temos o entendimento que os jovens acabam retornando para o mundo do crime por falta de oportunidades. Então, é, sim, papel do Estado ajudar as Prefeituras nesse processo, de capacitar e acompanhar esses adolescentes, para que eles sigam suas vidas de maneira digna”, explica Dr. Fernando.

Pós-medida

O programa ‘Pós-medida’ foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e tem como objetivo acompanhar adolescentes no pós-cumprimento de medidas socioeducativas, a fim de reinseri-los na sociedade e reduzir a reincidência de atos infracionais.

Com a implantação do ‘Pós-medida’, serão executadas políticas públicas de acompanhamento de jovens e adolescentes egressos, estimulando novas oportunidades, como a formação acadêmica e a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e protagonismo social.

“Nossas equipes dos Cras e Creas estão muito empenhadas nesse programa. É importantíssimo atender esses jovens e adolescentes que se encontram em um momento tão delicado, precisando do nosso apoio. Vamos seguir trabalhando juntos, para melhorar cada vez mais esse atendimento”, disse Juliana Dualibi, secretária municipal de Assistência Social.

Apresentação de Jovens

Durante o evento, jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas na Fundação Casa de Jacareí realizaram uma apresentação musical, cantando e tocando músicas de autoria própria.

Legenda: Prefeitura de Jacareí assina termo para início do programa ‘Pós-medida’