Prefeitura de Jacareí assina termo de cooperação com Observatório Social

Na última segunda-feira (24), durante reunião em seu gabinete, o prefeito, Izaias Santana, assinou um termo de cooperação entre a Prefeitura de Jacareí, o Observatório Social Brasil (OSB) e o Observatório Social de Jacareí (OSJAC).

Participaram da reunião o secretário de Governo, Celso Florêncio, e membros do OSJAC: Ricardo Hamad, Ana Claudia Marino e Paulo Malaquias.

Com o termo de cooperação, o sistema RCC Licitações é liberado e a Prefeitura se compromete a utilizá-lo. O sistema é um grande banco de dados que amplia a divulgação das licitações que acontecem na Prefeitura em uma plataforma onde estão cadastrados inúmeros fornecedores de todo o Brasil que podem se interessar pela oportunidade.

“A plataforma permite a expansão da divulgação das necessidades da prefeitura para todo Brasil, permitindo o acesso a um público que muitas vezes nós não conseguimos em meios comuns, com expertises e fornecimento de produtos mais complexos”, afirma Ana Cláudia Marino, membro do Observatório Social.

No momento que a Prefeitura divulgar uma licitação através da plataforma RCC Licitações, mais de cem mil empresas que estão cadastradas no portal serão avisadas da necessidade e, com o interesse, poderão se candidatar no processo para fornecerem seus produtos. A partir do momento que mais fornecedores têm acesso aos editais, a concorrência aumenta, barateando os preços finais dos produtos pretendidos.

Segundo Ricardo Hamad, membro do Observatório Social, “pesquisas já comprovaram que em cidades onde não há observatório social, a média é de três empresas concorrendo às licitações. Em cidades com observatório social e utilização da plataforma, esse número aumenta para nove empresas”.

O sistema também permite que o órgão público cadastrado acesse o histórico de editais realizados em outras cidades, como o fornecimento de empresas em outras ocasiões, aprimorando a descrição dos objetos em seu edital e ajustando melhor os preços de mercado, uma vez que poderá comparar cotações utilizadas em diversas administrações.

Enquanto isso, o Observatório de Jacareí dará todo suporte técnico à Prefeitura para utilização do sistema e orientação para os servidores municipais e fornecedores.

O secretário de Governo, Celso Florêncio, celebra a parceria com o Observatório e as consequências que trazem para a cidade. “É um belo exemplo da importância das parcerias de entidades de fins sociais com a administração pública. Todos temos objetivos em comuns e a convicção de que, juntos, os resultados melhores. Nesse caso, teremos processos licitatórios muito mais qualificados, refletindo diretamente na entrega de um melhor serviço aos munícipes”

(Guilherme Mendicelli/PMJ )