Prefeitura de Jacareí anuncia implantação do Corredor do Transporte Coletivo

Com o objetivo de organizar os veículos nas vias públicas, reduzir o conflito entre ônibus e automóveis e, ordenar o uso do sistema viário da região central, o Corredor do Transporte Coletivo será implantado na região central de Jacareí.

O projeto da Prefeitura Municipal, realizado por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana foi criado para melhorar o tempo de deslocamento dos passageiros entre a origem e destino, reforçando a Política Nacional de Trânsito no que diz respeito a “priorizar a mobilidade de pessoas sobre a de veículos, incentivando o desenvolvimento de sistemas de transportes coletivos – (Resolução Contram nº 166/2004)”.

Serão 11.2 km de Corredor do Transporte Coletivo no total. A implantação das faixas será dividida em duas fases. A primeira abrange 7.1 km e contemplará a Avenida Siqueira Campos, Rua General Carneiro, Avenida Davi Lino (em torno do Parque da Cidade), Rua Miguel Esper, Rua Miguel Leite do Amparo, Rua Chaquib S. Ahmed, Rua Dr. Lúcio Malta e Luiz Simon, Praça dos Três Poderes, Rua XV de Novembro, Rua Alfredo Schuring, Rua Rui Barbosa, Rua Barão e Rua Moisés Ruston.

Vale destacar que, o Corredor do Transporte Coletivo terá apenas 25% do seu traçado destinado para as faixas exclusivas e a maior parte da extensão, 75%, será para as faixas compartilhadas. Outra informação importante é que as faixas exclusivas serão pintadas apenas nas ruas mais largas, para não atrapalhar o trânsito.

A faixa compartilhada será de caráter educativo, podendo ser utilizada por carros, mas com a finalidade de estimular visualmente o condutor a dar preferência para o transporte coletivo. Já a faixa exclusiva é somente para o transporte coletivo municipal e intermunicipal, fretamento, transporte escolar e táxi com passageiros. A obrigatoriedade do uso da faixa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, fora desse horário todas as vias continuarão a ter tráfego livre.

O cronograma de implantação para a primeira fase foi organizado de maneira gradativa para que a população se habitue, sem surpresas ou penalizações injustas.

Neste mês de outubro, será finalizada toda a sinalização horizontal e vertical das vias. Além das placas, nas faixas compartilhadas haverá uma linha paralela tracejada e as faixas exclusivas serão sinalizadas com a pintura de uma faixa contínua, para que os condutores não tenham dúvidas. Em novembro, serão realizadas as ações educativas para conscientização dos condutores e, em dezembro, será iniciado o funcionamento do Corredor do Transporte Coletivo e sua fiscalização.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, a iniciativa é uma continuação de ações que estão promovendo a organização do trânsito dos veículos de transporte coletivo, como já vem sendo realizado na cidade com os bolsões para as motos, ciclovias para as bicicletas e rota de cargas para os caminhões.

“O Corredor do Transporte Público será um benefício para os 40 mil jacareienses que usam o transporte coletivo todos os dias. Dentre eles, mais de sete mil crianças por dia que passarão mais tempo na escola e com a família do que paradas no trânsito. O projeto vai equilibrar o uso do espaço público, de forma mais justa e racional”, enfatiza Edinho.

A segunda fase, que são os outros 4.1 km que passam pela região do São João, receberá apenas faixas compartilhadas e será executada somente em 2020 após a conclusão das obras do SAAE.

Levantamento de Dados

Para a Secretaria de Mobilidade Urbana concluir o projeto do Corredor do Transporte Coletivo e determinar o funcionamento da faixa exclusiva e compartilhada e horários estipulados, foi realizado um levantamento de dados pela equipe de engenharia responsável.

Os estudos, iniciados em outubro de 2017, incluíram o mapeamento das linhas e extensão de km do município, nª de passageiros transportados por dia em cada linha, definição de nomes, dimensões de largura e extensão das via que trafegam os ônibus, quantidade de faixas de rolagem (acostamentos ou estacionamentos no sentindo de fluxo), quantidade de ônibus que circulam nas vias, fluxo de carros, motos, ônibus e caminhões, tempo de deslocamento entre pontos de paradas e tempo tal e, pesquisa de percepção e satisfação do usuário.

A pesquisa de satisfação, por exemplo, enfatizou que o horário de pico no transporte coletivo é de segunda a sexta-feira, 6h às 9h e das 16h às 19h e que, 68% desses usuários têm a finalidade de deslocamento para trabalho, estudo e saúde.

“A frota de veículos em Jacareí tem aumentado ao longo dos anos, então a implantação de medidas para equilibrar o uso do espaço público é necessária”, conclui a Diretora de Transportes, Thaís Nunes Abreu.