Prefeitura de Jacareí alerta sobre casos de Fake News acerca do Coronavírus no município

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que a notícia veiculada nas Redes Sociais sobre uma confirmação, na cidade, do novo Coronavírus (COVID-19) em uma paciente mulher é falsa.

Em momento algum, a rede municipal de Saúde e a Vigilância à Saúde foram solicitadas acerca deste caso. A paciente procurou um hospital particular, no qual foi realizado um exame de tomografia e diagnosticada a possível suspeita do Coronavírus. Porém, conforme todas as orientações do Ministério da Saúde, a confirmação do vírus só é dada mediante exame específico para comprovação da doença.

A Secretaria de Saúde do município, juntamente com a Vigilância à Saúde, está trabalhando para a melhor transparência e esclarecimento de dúvidas sobre a prevenção e combate do novo Coronavírus (COVID-19). Os casos suspeitos, que até esta terça-feira (24), de manhã, totalizam em 22, estão aguardando o resultado do exame que virá pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). A partir do momento que tivermos casos confirmados, a população será comunicada imediatamente (nos canais oficiais da Prefeitura: site e Redes Sociais; além da imprensa).

INDEVIDO – A Prefeitura de Jacareí também ressalta que na ocorrência de criação e/ou propagação de Fake News (ato totalmente indevido, em especial neste momento delicado e de crise mundial), serão tomadas as medidas judiciais cabíveis e, se for o caso, será acionado o Ministério Público para apuração de eventual ilícito na esfera penal.