Conclusão do projeto deve ser antecedida do lançamento de uma consulta pública

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento e Urbano e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, convidou associações para debater sobre a implantação municipal do projeto “Cidade Limpa”. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (1º), teve como objetivo apresentar a proposta inicial da administração, que deve ser enriquecida por meio da participação de comerciantes e moradores.
O projeto “Cidade Limpa” prevê modernizar o comércio, inibindo a poluição visual da paisagem urbana e tornando a circulação nas vias mais organizada, harmoniosa e atrativa. Ele abrange o estabelecimento de normas para anúncios visíveis do espaço público, fachadas, letreiros, outdoors e painéis digitais, além de mobiliário urbano com publicidade e proteção de áreas históricas e elementos paisagísticos.
A finalização do projeto, que deve seguir para a Câmara Municipal ainda neste semestre, será antecedido da abertura de uma consulta pública à população. O formulário on-line será disponibilizado e divulgado em breve.

“É uma proposta que integra nosso planejamento de promover uma cidade cada vez mais acolhedora, bela e sustentável para todos. Desenvolvemos um projeto bastante estruturado, mas entendemos que a participação dos moradores é essencial para que ele avance de maneira proveitosa”, afirmou a secretária-adjunta de Planejamento, Cláudia Ciapina Roldão.
Até então, as mudanças propostas pelo município estão previstas para um polígono inicial composto por 12 ruas da região central. Elas devem ser acompanhadas por uma isenção da taxa de publicidade por período pré-determinado. Também estão previstas campanhas educativas, prazos cabíveis e workshops para comerciantes.
“A poluição visual é um problema que precisa ser revisto. Como Associação Comercial, o nosso objetivo é que a cidade cresça. A cidade crescendo, o comércio cresce também”, afirmou o diretor de Patrimônio da Associação Comercial de Jacareí, Hélio Siqueira Martins, durante o encontro.
