Prefeitura conclui licitação para construção de ciclofaixa na cidade

A Prefeitura Municipal de Jacareí concluiu o processo licitatório para a contratação da ciclofaixa de lazer que ligará o bairro Jardim Paraíso ao Parque da Cidade.

Como publicado no Boletim Oficial n° 1137, de 06 de junho de 2017, a empresa MMB Comercial e Construtora LTDA, teve sua proposta comercial no valor de R$ 170.754,76, classificada após o cumprimento das exigências dispostas em edital.

A nova ciclofaixa, com 6.496 metros m2, terá início no bairro Jardim Paraíso e seguirá até a ciclovia do Parque da Cidade, região central da cidade. A primeira etapa das obras tem previsão de conclusão em três meses.

Essa é uma das primeiras ações referentes a construção de ciclovias na cidade e atende a grande demanda de ciclistas que utilizam esse meio de transporte para se locomover até o trabalho”, comenta Izaias Santana, prefeito de Jacareí.

Segundo o atual governo, a malha cicloviária deve ser ampliada dos atuais 1,8 km para 18 km, interligando a atual ciclovia aos prédios públicos e fazendo a conexão a diversos bairros.

Apenas com esse projeto, a Secretaria de Mobilidade Urbana, quase triplicará a extensão da atual malha cicloviária de Jacareí. De acordo com Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, “o uso da bicicleta é uma realidade entre os jacareienses e nossos ciclistas precisam de mais segurança e valorização, por isso estamos transformando esse projeto em realidade”. Edinho salientou que esse trecho foi escolhido porque os espaços de lazer da cidade devem ser acessíveis a todas as pessoas.

O secretário enfatizou que a criação da ciclofaixa não só respeita os trabalhadores que utilizam esse meio de transporte para se locomoverem até o trabalho, como também democratiza o uso do espaço público, protegendo as centenas de pessoas que fazem o trajeto diariamente.

Ciclovia

Você sabe a diferença?

Ciclovia– Ela é separada fisicamente para o tráfego de bicicletas. Existe um isolamento que pode ser feito através de grades, muretas, meio-fio e que impedem o contato com outros veículos. Seu uso é comum em grandes avenidas e locais de grande fluxo protegendo o ciclista do movimento intenso do trânsito.

Ciclofaixa- Na ciclofaixa essa separação entre as bicicletas e os demais veículos não acontece de forma física. Neste caso, ela é feita com a utilização de sinalização viária, “tartarugas” ou ainda “olhos de gato” e é indicada em locais com tráfego menos intenso, usando a estrutura da própria estrada onde ela se encontra.

Ciclorrota- Essa opção representa os melhores caminhos para os ciclistas. Geralmente são sinalizadas em vias já utilizadas por ciclistas mais experientes e acostumados com o local. Nela, a sinalização atua como um agente que indica os melhores locais para o tráfego das bicicletas.

Confira os locais da nova ciclofaixa:

Sentido Centro: avenida José Theodoro de Siqueira, rodovia Nilo máximo, um trecho da rua Machado de Assis, avenida Guarda Municipal Josué Santana, rua Monte Castelo, rua Allan Kardec, rua Pernambuco, rua Minas Gerais, rua Sergipe ligando a ciclovia do Parque da Cidade.

Sentido Bairro: Parque da Cidade, rua Sergipe, rua Minas Gerais, rua Pernambuco, avenida Siqueira Campos, rua Conselheiro Antônio Prado, rua José Francisco de Paula, avenida Fornovo di Taro, avenida Guarda Municipal Josué Santana, um trecho da rua Machado de Assis, rodovia Nilo máximo, avenida José Theodoro de Siqueira.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)