Prefeitura completa mais uma etapa das obras do anel viário

Nos próximos dias, a Prefeitura de Jacareí completará uma importante etapa das obras do anel viário. Será concluída a avenida marginal, que faz a ligação entre o Parque Meia Lua e a avenida Malek Assad. Toda esta região contará com mais uma opção de acesso, com infraestrutura completa, sem depender da Rodovia Presidente Dutra.

Já foram realizadas as obras de drenagem e de geotecnia em toda a nova avenida, para garantir qualidade e durabilidade da pista implantada no local, que possui o solo mole. “Foi um grande desafio garantir a estabilidade da via, que contou com soluções técnicas de engenharia”, explicou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

No momento, o trecho está recebendo asfalto do tipo “borracha”, constituído por cerca de 15% de pneu reciclado, o que contribui exponencialmente com o meio ambiente. No trecho de continuação da avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, as obras de terraplanagem e drenagem foram concluídas até o local próximo à região da Secretaria de Infraestrutura.

Está sendo implantada, também, uma rotatória que irá comportar todo o tráfego esperado no entroncamento com a avenida Getúlio Vargas, que já conta com guias, sarjetas e base para pavimentação no sentido bairro-centro. As autorizações ambientais foram obtidas junto aos órgãos competentes antes do início das obras, e a prefeitura já realizou quase que totalmente o plantio compensatório pela intervenção viária.

PRODUS

A empresa responsável pelas obras, contratada em 2019 pela Prefeitura de Jacareí, é a Land Vale Construções Ltda., para a elaboração e revisão do projeto executivo, licenciamento junto aos órgãos competentes e implantação de novo sistema viário, além do fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

Estas obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o município e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Legenda: Máquinas e funcionários estão concluindo as obras da avenida Marginal (à beira da Rod. Dutra), em Jacareí