Prefeitura começa a pagar dívidas da Secretaria de Saúde deixadas pela gestão anterior

A Prefeitura de Jacareí dará início nesta quarta-feira (25), ao pagamento das dívidas com fornecedores, deixadas pela administração passada. O montante é de, aproximadamente, R$ 3,2 milhões e se referem a medicamentos, kits de laboratório e exames especializados da Secretaria de Saúde.

Com o pagamento do débito, as empresas voltarão a abastecer a Secretaria de Saúde, regularizando parcialmente o fornecimento de medicamentos e a realização dos exames de saúde para a população.

O primeiro pagamento será das dívidas dos meses de maio a agosto de 2016, em parcela única de quase R$ 1,3 milhão nesta quarta-feira (25). Já os débitos dos meses de setembro a dezembro de 2016 serão pagos em quatro parcelas, com valores mensais que variam entre R$ 415 mil e R$ 540 mil, entre os meses de fevereiro a maio de 2017.

Atualmente, o almoxarifado da Secretaria de Saúde está operando com somente 10% do estoque de medicamentos e materiais hospitalares e laboratoriais. A escassez de material provocou a redução de exames na rede pública municipal – de 98 mil para 20 mil, somente no ano passado. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento também estão com o estoque de medicamentos quase zerado.

A partir do pagamento dos débitos, a situação começará a ser regularizada. O almoxarifado poderá chegar a 70% do estoque em até 40 dias e os exames começarão a ser reagendados.

Para o prefeito Izaias Santana, “a administração está fazendo um grande esforço financeiro para regularizar o fornecimento de medicamentos e a realização dos exames. Pedimos a população um pouco mais de paciência para reposição do estoque e eliminação da fila de espera dos exames”.

De acordo com o diretor Administrativo de Saúde, Paulo Roberto Rosa, “com o pagamento da dívida, a Secretaria de Saúde espera reestabelecer, primeiramente, o abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares e de laboratório, e também a credibilidade da administração junto aos fornecedores”.

A saúde é uma das prioridades da gestão do prefeito Izaias Santana e a administração trabalhará para reestabelecer os serviços e cumprir todas as demandas necessárias para o atendimento da população.

(Jader Fernandes/PMJ)