Prefeitura celebra ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ com atividades no Viveiro

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), realizou nesta terça-feira (5) diversas atividades no Viveiro Municipal “Seo Moura” para celebrar o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’. O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da comunidade.

No período da manhã ocorreu a palestra “O Verde e Azul da cidade” ministrada por Tatiana Motta, articuladora do Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Durante a palestra os participantes aprenderam sobre plantio de árvores e a importância das políticas públicas para a arborização entre outros assuntos de questões ambientais. Na sequência os visitantes percorreram uma trilha interpretativa pelo Viveiro.

No período da tarde foi realizada a ‘Oficina de Quebra de Dormência’, com o objetivo de ensinar os participantes as técnicas utilizadas para uma germinação rápida de sementes, com a servidora Mayra Simão. Além disso, foi realizado o plantio de mudas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques, “é importante comemorar o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ para sensibilizar as pessoas e multiplicar a mobilização para as questões de conservação ambiental”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. Foi criado na Conferência de Estocolmo, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. A data tem como finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

(Jader Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)