Prefeitura assina repasse de R$ 900 mil para programas sociais e Vivaleite

O prefeito Izaias Santana receberá, nesta sexta-feira (19), o deputado federal e secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, para assinatura do contrato de um repasse de R$ 900 mil do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social de Jacareí e para o convênio do Programa Vivaleite. A cerimônia acontecerá na Prefeitura Municipal, às 13h30.

Deste montante, R$ 653.421,60 são para Programas de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social, e o restante, no valor de R$ 246.578,40, para a Secretaria de Saúde, que responde pelo projeto Vivaleite na cidade.

A secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, ressalta a importância do repasse, que contempla projetos oferecidos pela secretaria que comanda: “Esse repasse viabiliza programa e serviços importantes para o município, bem como contempla algumas entidades sociais que oferecem serviços relevantes à população”.

O repasse da Secretaria de Desenvolvimento Social vai contemplar, também, os asilos Lar Frederico Ozanan, Lar Fraterno da Acácia, a Mantenedora Vicente Decária e Associação Humanitária Amor e Caridade.

VivaleiteO projeto Vivaleite, atualmente, distribui 10.620 litros de leite por mês na cidade, atendendo 708 famílias que recebem, por criança, 15 litros de leite por mês.

É um repasse muito importante para Jacareí. O leite garante a proteína necessária no desenvolvimento, assegurando a formação saudável das crianças de famílias carentes”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1999, distribui, anualmente, 81 milhões de litros de leite enriquecido para crianças e idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
Hoje, cerca de 450 mil famílias recebem esse importante complemento alimentar. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Na Capital e Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 1.786 entidades.

No interior, são 2.034 pontos de entrega com cobertura total de 100% do Estado.

(Marta Fernandes e Guilherme Mendicelli/PMJ)