Prefeitura assina contrato com hospitais para zerar a fila de exames atrasados

Nesta quinta-feira (04), durante cerimônia no auditório da Prefeitura de Jacareí, aconteceu a assinatura de aditamento de contrato da Prefeitura de Jacareí com a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco de Assis para a contratação de serviços de exames e cirurgias oftalmológicas para diminuir a demanda reprimida no município.

No total, a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, realiza um investimento de R$ 3,8 mi na contratação de 23.971 procedimentos, distribuídos entre 36 tipos de exames e dois tipos de cirurgias oftalmológicas. Entre os exames, consta ultrassonografia, ultrassonografia mamária e de próstata, tomografia, eletroneuromiografia, colonoscopia, cateterismo, mapeamento de retina, entre outros.

No acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, ficou acertado a contratação de 10.958 procedimentos distribuídos entre 14 tipos de exames, pelo valor de R$ 1.506.455,50.

Já com o Hospital São Francisco de Assis foi acordado a contratação de 12.740 procedimentos, distribuídos entre 22 tipos de exames e dois tipos de cirurgias oftalmológicas, pelo valor de R$ 2.293.542,92.

Durante o seu discurso na cerimônia de assinatura, o prefeito Izaias Santana reforçou que “é um esforço muito grande e que vai exigir muito investimento da Prefeitura para avançar no compromisso de zerar as filas de exames”.

Como existe o caso de pacientes que esperam pela realização de exames desde 2014, nos últimos três meses a Secretaria de Saúde realizou uma grande força tarefa para selecionar e reavaliar se a necessidade do exame se mantém. A expectativa é que em quatro meses todos os exames contratados sejam realizados, para que, a partir de então, possa estabelecer um fluxo mais ágil e eficiente para a realização de exames e cirurgias.

Os pacientes que esperam pelos exames devem aguardar que o setor de regulação entre em contato agendando a realização do mesmo. Caso o paciente tenha mudado de endereço ou telefone, é importante que se dirija à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Médica de Saúde da Família (UMSF) mais próxima para a atualização das informações. Após algumas tentativas, se o setor de regulação não conseguir contato com o paciente, a guia do exame é arquivada.

O montante investido na contratação dos exames é parte dos R$ 10 mi proveniente do banco Santander, que venceu o pregão para gerenciar as contas dos funcionários públicos municipais. A destinação para a saúde já era certa e foi anunciada pelo Prefeito de Jacareí, Izaias Santana, em cerimônia no mês de fevereiro.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Luiz Cepinho/PMJ)