Prefeitura apresenta projeto de quadra de areia para moradores do Jardim do Marquês e do Parque dos Príncipes

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, promove nesta quinta-feira (14), às 19h30, um encontro com moradores dos bairros Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, para discutir a implantação de uma nova quadra de areia na região.

Durante a consulta pública, que será realizada na Rua José Antônio Pimenta Bueno (antiga Rua 4), nº 54, os participantes poderão tirar dúvidas e apresentar sugestões sobre o projeto de área de lazer, que tem como objetivo devolver o antigo campo de areia existente no local, mas que precisou ser demolido por estar em desacordo com a legislação ambiental.

Histórico

Em 2021, o campo foi removido, depois que a CETESB (Agência Estadual de Meio Ambiente), notificou o município, informando que a área de lazer estava dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), em processo de recuperação ambiental.

De acordo com a instituição ambiental, o funcionamento de um campo de futebol era incompatível com as funções ambientais daquela área. Os moradores chegaram a interpelar a Prefeitura para que mantivesse o terreno, já utilizado por pessoas de todas as idades dos bairros daquela região. Entretanto, por violar a legislação ambiental vigente, a Prefeitura não pode acatar o desejo dos moradores.

Novo Espaço

O secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza, explica que o projeto tem como objetivo dar aos moradores um novo espaço de convívio, com as características do anterior, integrado às áreas verdes do entorno, porém, atendendo a legislação ambiental.

“Recebemos muitos pedidos dos moradores que falaram da importância do antigo campo de areia. Neste sentido, nossa preocupação foi devolver à população o espaço devidamente regularizado, acrescido de outros equipamentos”, ressalta.

Além do campo de areia, o projeto prevê a instalação de um parquinho, com brinquedos destinados à acessibilidade de pessoas com deficiência, além de área de convivência e paisagismo.

SERVIÇO

– Consulta pública – Nova área de lazer nos bairros Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes (campo de areia)

– Quando: 14 de junho (quinta-feira), às 19h30

– Local: Rua José Antônio Pimenta Bueno, nº 54 (é a antiga Rua 4)