Prefeitura anuncia corte de 30% do orçamento para 2017

O prefeito Izaias Santana anunciou um contingenciamento de 30% no orçamento municipal para 2017, conforme decreto publicado no boletim oficial do último dia 13. Isso significa que todos os órgãos da administração direta e indireta do município deverão operar com redução no orçamento.
Apenas as áreas da Saúde e Educação não sofrerão cortes nos recursos. A medida tem caráter preventivo e deve garantir a continuidade dos serviços já instalados na cidade.

O contingenciamento deverá limitar as despesas administrativas que não são essenciais, por meio da economia de água, combustível, energia elétrica e telefone. Além disso, controlará o uso de materiais de consumo e adequará a contratação de serviços de terceiros. O procedimento também impede as contratações de pessoal e de consultorias, a fim de ajudar a diminuir os custos da máquina.

Com a medida, a administração poderá gastar até 70% do orçamento geral. A cada dois meses será definido por decreto o quanto que cada secretaria poderá desembolsar, e com isso, se espera uma economia real superior a 30%.

De acordo com o prefeito Izaias Santana, “a administração precisar cortar gastos para poder pagar as contas e investir no que é importante para a população. A medida é dura, mas é indispensável para que regularizemos o atendimento da saúde e os investimentos”.
A Secretaria de Finanças fará o acompanhamento das medidas necessárias à implementação do decreto, produzindo, ainda, relatórios mensais detalhados sobre o processo de contingenciamento.
(Jader Fernandes/PMJ)