Prefeitura anuncia construção de novas creches em Jacareí

Um ambiente moderno, acolhedor e que ofereça aos alunos do Ensino Municipal uma educação de excelência para as 540 crianças que serão atendidas nas três novas creches de Jacareí.
Com esse objetivo e visando a ampliação do número de vagas na cidade, foi assinada nesta quinta-feira (24), no Paço Municipal, a ordem para a abertura de licitação para a construção de três unidades nos bairros Jardim Maria Amélia, Parque Imperial e região central, próximo ao Parque da Cidade e ainda, a ordem para a abertura de licitação para o projeto executivo de estrutura, hidráulica e elétrica de uma unidade que atenderá a 400 crianças no distrito Parque Meia-Lua.
Será investido um total de R$ 11.758.428,42, de recursos próprios da prefeitura, entre as três unidades. De acordo com a Secretaria de Educação, após o término do processo licitatório, estima-se que a entrega das unidades aconteça até o final de 2018.
Estiveram presentes no evento, o Prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o vice-prefeito Edgard Sasaki, a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, além de secretários municipais, vereadores, além de representantes da Secretaria de Educação.
A Secretaria de Educação enfatiza que com as novas vagas, pautadas nas metas do Plano Municipal de Educação, o município atenderá até 2019 a 50% da demanda. Um grande salto, se comparado aos 12% da demanda atendida até o final de 2016, totalizando com a construção das novas quatro unidades, 940 vagas.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “com esse grande passo, iremos evitar as filas de espera e garantir o atendimento da primeira infância com qualidade na rede municipal. Nossa meta é atingir a criação de 1.480 vagas até o fim de 2018. Para isso, retomamos a construção de três creches que estavam paralisadas e estamos construindo mais essas quatro unidades”, enfatiza.
De acordo com o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, “é com muita satisfação que já neste primeiro ano de mandato, conseguimos viabilizar o cumprimento de um dos grandes compromissos do governo que é antecipar o que está no Plano Municipal de Educação para o ano de 2025 para o ano de 2019, ano em que cumpriremos o que está no plano municipal no tocante a oferta de creches para as crianças do município”. Izaias continua: “Assistimos por mais de dez anos o dinheiro que deveria ser aplicado na primeira infância, aplicado em áreas sim importantes, mas não essenciais e já em 2019 atingiremos 50% da demanda real”, finaliza.
Obras e Inovação – As novas unidades serão construidas no padrão tipo II do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os prédios serão formados por seis salas, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, banheiro acessível, além de espaço de recreação.
As três unidades serão construídas em um novo sistema em substituição à construção convencional de alvenaria e estrutura de concreto armado. O novo projeto construtivo associa alta tecnologia de produção de materiais e projetos inteligentes na montagem de estruturas de aço galvanizado e painéis estruturais de diversos materiais. O sistema é customizável e permite ter maior controle na qualidade dos materiais, dos processos de execução e do acabamento final, uma vez que os materiais empregados são todos industrializados.
As novas unidades serão distribuidas entre Berçário I (a partir de 4 meses de idade), Berçário II (1 ano e 9 meses a 2 anos e 8 meses de idade), Berçário III (3 anos e 8 meses de idade), Maternal (a partir de 3 anos e 9 meses de idade), Pré I (4 anos de idade) e Pré II (5 anos de idade).
Abaixo você confere o valor investido em cada unidade e a área total de cada creche:
Jardim Maria Amélia:
Valor da obra: R$ 3.677.992,84
Área total: 2631,33m2 – Área construída: 827m2;
Centro:
Valor da obra: R$ 3.642.197,75
Área total: 6108,21 m2- Área construída: 827m2;
Parque Imperial
Valor da obra: R$ 4.438.237,83
Área total: 4835 m2 – Área construída 827m2
(Marcio Moura/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)