Prefeitura amplia coleta de lixo doméstico até Estrada do Barão

LIXO2
Jacareí coleta uma média diária de 134 toneladas de lixo, que inclui além dos resíduos sólidos a varrição de ruas – Foto: Alex Brito

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai ampliar a coleta de lixo domiciliar para a região da Estrada do Barão, localizada no bairro do Remedinho. O serviço inicia a partir desta segunda-feira (28), às 7h. O caminhão de coleta passará toda segunda-feira e terça-feira, sempre a partir das 7h.

A última ampliação dos serviços de coleta de resíduos sólidos ocorreu na Estrada das Brotas, em 2015.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Jacareí coleta uma média diária de 134 toneladas de lixo, que inclui além dos resíduos sólidos a varrição de ruas. A coleta atende 19 setores em toda a cidade, sendo um total de cerca de 150 bairros.

USINA DE BIODIGESTÃO – Em breve a Prefeitura de Jacareí deverá colocar em operação a primeira etapa de operação da Usina de Biodigestão, com triagem e separação do lixo. Futuramente todo o lixo doméstico será processado e a usina também poderá gerar energia com os gases produzidos na operação. O processo evitará que o lixo seja enterrado, porém esta é uma etapa que deverá ser concluída nos anos seguintes.

No final de 2015 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí, ganhou o “Prêmio Estrada Sustentável – Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos”, concedido pela CCR NovaDutra e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

(Zé Júnior/PMJ)