Prefeitura amplia coleta de lixo doméstico até Estrada do Barão

Escutar áudio do texto
LIXO2
Jacareí coleta uma média diária de 134 toneladas de lixo, que inclui além dos resíduos sólidos a varrição de ruas – Foto: Alex Brito

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai ampliar a coleta de lixo domiciliar para a região da Estrada do Barão, localizada no bairro do Remedinho. O serviço inicia a partir desta segunda-feira (28), às 7h. O caminhão de coleta passará toda segunda-feira e terça-feira, sempre a partir das 7h.

A última ampliação dos serviços de coleta de resíduos sólidos ocorreu na Estrada das Brotas, em 2015.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Jacareí coleta uma média diária de 134 toneladas de lixo, que inclui além dos resíduos sólidos a varrição de ruas. A coleta atende 19 setores em toda a cidade, sendo um total de cerca de 150 bairros.

USINA DE BIODIGESTÃO – Em breve a Prefeitura de Jacareí deverá colocar em operação a primeira etapa de operação da Usina de Biodigestão, com triagem e separação do lixo. Futuramente todo o lixo doméstico será processado e a usina também poderá gerar energia com os gases produzidos na operação. O processo evitará que o lixo seja enterrado, porém esta é uma etapa que deverá ser concluída nos anos seguintes.

No final de 2015 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí, ganhou o “Prêmio Estrada Sustentável – Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos”, concedido pela CCR NovaDutra e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

(Zé Júnior/PMJ)