Prefeitura abre parceria com OSCs para atender 1.880 alunos municipais do Programa de Tempo Integral

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, está com o edital de chamamento público até o próximo dia 9, para parceria voluntária em regime de mútua cooperação, com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mediante Termo de Colaboração, sem fins lucrativos, para o atendimento de até 1.880 alunos matriculados no Programa de Educação em Tempo Integral nas EMEFs e EMEIFs da rede municipal de ensino.

A meta da Secretaria Municipal de Educação é ampliar o atendimento das escolas em tempo integral, para 1.880 alunos. Jacareí atende atualmente 1.280 crianças, distribuídas em oito escolas. Já está prevista para 2024, o início do programa na EMEF Adélia Rossi, no bairro Santo Antônio da Boa Vista.

Este ano, foram abertas mais vagas nas EMEFs Tereza Ganassali (Jardim Colônia) e Beatriz Junqueira (Parque Meia-Lua), que antes não possuíam o integral. As crianças também passaram a ter aulas de Robótica, em parceria com o Sesi, e de Inglês, presencialmente, nas unidades de tempo integral.

Estas crianças participam das atividades no horário de contra turno. As EMEFs atendidas este ano são: Adélia Monteiro (Campo Grande), Barão de Jacareí (São João), Prof.ª Cláudia Maria Gaspar Queiroz do Prado (Jardim Santa Marina), Prof.ª Conceição Aparecida Magalhães Silva (Jardim Paraíso), Maria Luiza Vasques (Rio Comprido), Prof.ª Ricardina dos Santos Moraes (Nova Esperança), Thereza Ganassali (Jardim Colônia) e EMEIF Presbítero Mábito Shoji (Veraneio Ijal).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo da escola em tempo integral é levar as atividades pedagógicas para além da sala de aula, como sinônimo de oportunidade e avanço. No dia a dia, por meio de esportes e artes, as crianças levam para casa e para a vida, a chance de aprender e conviver, misturando a rotina com atividades extracurriculares.

O Programa de Tempo Integral visa a promoção do desenvolvimento dos alunos nas dimensões educacionais, afetivas, culturais, físicas e sociais. A iniciativa realiza ações que promovem a formação integral do aluno, com acompanhamento pedagógico, intensificando a capacidade de aprender atividades complementares de arte, cultura, meio ambiente, promoção à saúde, esporte, lazer, entre outras.

Legenda: Alunos da EMEF Conceição Magalhães (Jardim Paraíso) em aula de Kung Fu, em Jacareí