Prefeitos

Roberto Lopes Leal

 Farmacêutico e integrante do Partido Social Progressista. Primeiro prefeito eleito sob a nova Constituição de 1946. Teve como Vice-Prefeito Aníbal Paiva Ferreira.

Durante sua gestão iniciou o Plano de Urbanização do município e foi comemorado o Centenário de Elevação à cidade. Licenciou-se do cargo por motivo pessoal em março de 1950, sendo substituído por Luís de Araújo Máximo e por Ubirajara Mercadante Loureiro.

 

 

 

 

 

 

 


Prefeito: Luiz de Araújo Máximo (1950)
Prefeito: Luiz de Araújo Máximo
Vice-Prefeito: Nicola Capucci (1952-1955)

Conhecido por professor Tito Máximo, era filho de Albano Maximo e de Luiza Rocha de Macedo Máximo, nasceu no dia 11 de setembro de 1909, no bairro do Campo Grande, Jacareí, e faleceu em 13 de julho de 1968. Era casado com Nathalia Mafilli Máximo e deixou dois filhos, Luiz Benedicto Máximo e Leônidas Mafilli Máximo.

Após estudar nas escolas de Jacareí, ingressou no tradicional Colégio São Bento, na Capital, graduando-se em Ciências e Letras. Posteriormente, formando-se professor, passou a se dedicar à área educacional, exercendo o magistério público e privado, trabalhando, ainda, com êxito, para a criação da “Sociedade Mantenedora de Ensino de Jacareí”, da qual veio iclusive a ser Diretor Executivo e Pedagógico. Foi, também, idealizador e um dos fundadores do “Ginásio Noturno Antonio Afonso” e da “Escola Técnica de Comércio de Jacareí”, instituições das quais veio a ser Diretor. Professor de Matemática, lecionou na “Escola Normal e Ginásio Estadual de Jacareí” e na “Escola Profissional Agrícola e Industrial Cônego José Bento”, da qual também foi Diretor.

Em 1932, participou ativamente da Revolução Constitucionalista, vindo, posteriormente, na condição de veterano, a ser agraciado com a medalha MMDC.

Também teve marcante atuação na política jacareiense, elegendo-se Vereador em abril de 1936 pelo Partido Constitucionalista Tudo por São Paulo, obtendo, como 1º colocado, 18% dos votos apurados. Em 1947, foi eleito Vereador, pelo PSP, para a 1ª Legislatura, de 01/01/1948 a 31/12/51, e eleito Presidente da Câmara em 1950, posição que o levou a assumir a Administração Municipal em face da renúncia do então Prefeito Roberto Lopes Leal. Em outubro de 1951, concorrendo pelo PSP, foi eleito, com cerca de 62% dos votos válidos, Prefeito de Jacareí, para o quadriênio de 1952-1955, e, nas eleições de 1955, voltou a ser eleito, em 1º lugar, Vereador pelo PSP, cargo do qual veio a se licenciar para assunção de seu Suplente.

Seu nome ficou definitivamente vinculado a inúmeros empreendimentos de ordem educacional, de infraestrutura, social e filantrópica. Merecem destacados, dentre outros, o aterramento da então área insalubre do chamado “Esmaga Sapo”, o que propiciou a urbanização e criação da Praça dos Três Poderes; a expansão das redes de água e esgoto e de iluminação para bairros; calçamento das ruas centrais; ampliação e conservação das estradas e pontes rurais para o melhor escoamento dos produtos agropecuários; auxílio constante à “Santa Casa de Misericórdia de Jacareí”; abertura das Variantes “Lucas Nogueira Garcez” e “Getúlio Vargas”; ampliação do parque industrial, trazendo para o município, mediante a formulação de políticas públicas adequadas, novas e importantes indústrias, como a Lavalpa, Citytex, Germade , atual Gates, e Tecelagem Nossa Senhora da Penha, abrindo, assim, condições para a instalação de outras indústrias.  No seu governo, sob a inspiração de sua esposa, Nathalia Mafilli Máximo, eram realizados, todos os anos, atos de comemoração do Natal para as crianças pobres, com distribuição de brinquedos e doces. Foi também no seu governo que se comemorou, com grande brilho, o Tricentenário de Elevação da Vila de Jacareí.

Pelos relevantes serviços prestados à causa do ensino, à cidade e à comunidade jacareiense, foi homenageado com seu nome na EMEF PROFESSOR TITO MÁXIMO, no Parque Santo Antônio, e na PRAÇA PROFESSOR LUIZ DE ARAÚJO MÁXIMO, no Jardim Paraíba.


pastedGraphic.png

 

Prefeito: Ubirajara Mercadante Loureiro (1951)

Nascido no último ano do século XIX, Ubirajara Mercadante Loureiro era farmacêutico e atuou na Secretaria de Saúde de Jacareí e foi membro fundador do Esporte Clube Elvira e presidente do Trianon. Na Revolução de 1932 atuou como voluntário no Batalhão Santos Dumont em São Paulo, e foi engajado no batalhão Bahia, sendo enviado para Cruzeiro a fim de deter o avanço das tropas varguistas. 

Substituiu Luiz Araújo Máximo em 1951 na direção da prefeitura. Foi também vereador e o primeiro presidente da Câmara (1948 a 1949).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


pastedGraphic_1.png

Prefeito: João Victor Lamanna

(1956-1959)

Natural de Rio Preto (MG). Transferiu-se para Jacareí em 1934, onde se tornou médico e professor da Escola Profissional. Teve como Vice-Prefeito Hélio Navarro da Cruz e durante seu mandato Inaugurou o Grupo Escolar “Lamartine Delamare” e iniciou a reforma do Mercado Municipal e ainda em seu mandato criou o serviço de limpeza pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


pastedGraphic_2.png

 

Prefeito: Antonio Nunes de Moraes Júnior

Vice-Prefeito: Jair Ferraz

(1960 – 1963) – 

Prefeito: Antônio Nunes de Moraes Júnior

Vice-Prefeito: Thelmo de Almeida Cruz

(1973 – 1977)

Nasceu em São José dos Campos em 31 de dezembro de 1921.Casou-se  com Camélia de Lima Moraes, e teve um filho, Antonio Nunes de Moraes Neto. Foi professor da Escola Agrícola de Jacareí e militar reformado, tendo lutado na 2ª Guerra Mundial em campos da Itália integrando a Força Expedicionária Brasileira.

Foi vereador em duas legislaturas (01/01/1956 a 31/12/1959 e 01/02/1964 a 31/01/1969) e prefeito duas vezes (01/01/1960 a 31/01/1964 e 01/01/1973 a 31/12/1976).

Suas realizações: Serviço de Assistência Social do Município, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Cultura Artística e ainda um Serviço de Reflorestamento para arborização de toda a cidade e periferia, Estação Rodoviária “Presidente Kennedy” (explorada pela iniciativa privada), Mercado Municipal, doação de área para a construção das escolas “Barão de Jacarei”, “Lamartine Delamare”, “Sílvio Silveira Melo Filho”, conclusão dos prédios do CENE “Silva Prado” e Forum (por gestão junto ao Estado), primeiro prédio para o Tiro de Guerra, pontes sobre o Rio Paraíba e no bairro do Bom Jesus (atual distrito de São Silvestre), drenagem para as ruas João Américo, Aliança, Minas Gerais, Santa Catarina, Odette e avenida Siqueira Campos, asfalto da Variante Getúlio Vargas, nova estação de tratamento de águas e esgotos.  

Sua segunda gestão foi marcada por implantação de indústrias como Tonolli, IKK, Prensil, Brahma (atual Ambev), Inox, Sade, Koopers, Cebrace e Intece, além Henkel e Fademac (primeira gestão) e a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).

Construiu reservatórios de água nos bairros Esperança, Pagador Andrade e Panorama e poços artesianos no J. da Indústrias e reservatório de São Silvestre (com o apoio da Indústria de Papel Simão que se encarregou do fornecimento e da distribuição).

Com o apoio do CTA, realizou-se um levantamento aerofotogramétrico de Jacarei para a elaboração do primeiro Plano Diretor. Diversos bairros receberam iluminação pública e a cidade ganhou o seu estádio municipal com a desapropriação do estádio da Ponte Preta (que retornou ao patrimônio municipal), criando as escolinhas de futebol com pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes que era dirigido pelo mesmo ocupante da Diretoria de Transportes (Walter Strafacci). Desapropriou ainda o local onde se encontra instalado o SIM, parte de imóveis para alinhamento das ruas Alfredo Schurig e XV de Novembro. Doou áreas para instalação da JAM, Casa da Amizade e Delegacia de Polícia (Av. Siqueira Campos).

Doou áreas para as escolas dos bairros Santa Helena, J. das Indústrias, Vila Pinheiro, Jardim Califórnia, anexos da Escola Agrícola e do CENE “Silva Prado” e “João Feliciano”. Com recursos próprios, construiu as escolas do Bairro do Poço, Meia Lua, Jardim Luiza, Igarapés, Santo Antônio da Boa Vista e os dois prédios onde funciona o Instituto de  Tecnologia de Jacarei.                                        

Deu grande apoio do Conselho Municipal Cultura que iniciou um vasto programa cultural na cidade com mostras de arte, filmes à meia-noite, recitais, bolsas de estudos para Festival de Campos de Jordão à Corporação Musical de Jacarei (com a criação do Coral Antonio Afonso), que venceu concursos estaduais.

Faleceu em Jacareí, vítima de broncopneumonia e insuficiência cardíaca em 18 de agosto de 2009, estando sepultado no Cemitério do Avareí.


pastedGraphic_3.png

Prefeito: José Christóvão Arouca

Vice-Prefeito: Benedito Garboci

(1964-1968)

Nasceu em 25 de julho de 1925, na cidade de Paraibuna (SP). Era casado com Benedita Isaltina Arouca e teve dois filhos: Jânia Arouca e Aldo Arouca.

Administrador de fazenda, foi maquinista da Estrada de Ferro Central quando entrou para a vida pública, elegendo-se vereador por três mandatos:  01/01/1960-31/01/1964, 01/02/1969-31/12/1972 e 01/01/1989- 31/12/1992. Presidiu a Câmara Municipal no biênio 1989/1990. Era irmão do ex-prefeito Oswaldo da Silva Arouca.

Como prefeito, destacou-se pela arborização da cidade, com reformas, construção e conservação de praças públicas, um dos destaques de sua administração, além da assistência social (muitas vezes por ele próprio prestada, nos bairros mais afastados). Construiu o prédio do Fórum de Jacareí, abriu a então denominada Variante Getúlio Vargas, pavimentando as ruas ao redor, outras no Bairro do São João e  em outros locais da cidade. Abriu a ligação entre a Praça Raul Chaves até o bairro do Avareí, que depois foi asfaltada e recebeu o nome de Senador Joaquim Miguel e o alargamento das ruas Antonio Afonso e Alfredo Schurig. Construiu ainda a ponta que liga o Jardim Leonídia ao Jardim Flórida

Foi em seu governo que foi instituída a Bandeira do Município de Jacareí. 

 

 

 

 


 

pastedGraphic_4.png

Prefeito: Malek Assad

Vice-Prefeito: Geraldo Braga

(1969 – 1972)

Nasceu em Aramina (SP) em 25 de fevereiro de 1939, filho de Saadallah José Assad e Raifa Jorge Assad. Era casado com Delma Tereza Pereira de Almeida Assad, com quem teve dois filhos: Ana Paula Assad e Malek Assad Júnior.

Iniciou-se na política pelas mãos de Nilo Máximo e aos 17 anos filiou-se ao Partido Social Progressista (PSP). Elegeu-se vereador em 1963, sendo o mais jovem parlamentar a ocupar a presidência da Câmara Municipal (26 anos, em 1965). Em 1968, elegeu-se prefeito de Jacareí, pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), o mais jovem, aos 28 anos. 

Iniciou sua carreira profissional como office-boy, formou-se em  Direito pela Faculdade Brás Cubas de Mogi e é empresário em Jacareí. Ocupou ainda a vice-presidência do Banespa S.A Crédito Financeiro Financiamento e Investimentos. 

Como prefeito, construiu prédio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, realizando um projeto de saneamento básico e iluminação pública da Praça dos Três Poderes, incluindo saneamento básico completo para o Jardim Leonídia e o Jardim Siesta, estendendo o benefício para outros bairros da cidade, ainda carentes naquela época.

Construiu a Escola Municipal “Tito Máximo”, na época, a maior do interior do estado. Urbanizou o bairro Parque Santo Antonio. Estendeu a iluminação pública para vários bairros (entre eles, Jardim Luiza, Jardim Marcondes) e iniciou a pavimentação asfáltica de Jacarei, a partir da Avenida Siqueira Campos até a Praça Conde Frontin, Raul Chaves e Alfredo Schurig, além do calçamento de vários bairros da cidade. Abriu a avenida Major Acácio Ferreira e ainda urbanizou a margem do Rio Paraíba, instalando ali a conhecida Prainha que se transformou em grande ponto de lazer da população.

Foi, ainda,  um dos fundadores do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba (Codivap), sendo considerado membro nato.

Como deputado estadual, eleito pela Arena, foi vice-líder do PDS na Assembleia Legislativa e nos governos de  Paulo Egydio Martins e Paulo Maluf intermediou várias reivindicações para Jacareí, dentre elas a pavimentação da Rodovia Euryale de Jesus Zerbini e recuperação asfáltica de toda a estrada que liga Jacareí a Santa Branca, denominada, por sua iniciativa, de Rodovia Nilo Máximo.

Denominou escolas estaduais construídas em Jacareí: EEPG “Benedita Freire de Macedo” (Jardim Flórida), EEPG “Prof. Adherbal de Castro” (Jardim  Califórnia). EEPG “Profª Neusa Teodoro de Azevedo” (Vila Zezé), EEPG “Profª Adélia Monteiro” (Campo Grande), EEPG “Prof Dirceu Junqueira de Souza” (Bairro do Esperança). Declarou de utilidade pública o Sindicato Rural de Jacareí e a Sociedade Mantenedora de Ensino. E ainda construção de quadras de esportes nas escolas estaduais do município que também receberam, por sua iniciativa, uma fanfarra para cada uma. 

Vítima de infarto, faleceu em sua casa na manhã de em 01 de novembro de 1993, aos 54 anos, sendo sepultado no Cemitério do Avareí. Seu nome denomina a avenida que liga a  Avenida Faria Lima à Via Dutra. 


pastedGraphic_5.png

 

Prefeito: Benedicto Sérgio Lencioni

Vice-Prefeito: Dionísio Ottoboni

(1977 – 1982)

Prefeito: Benedicto Sérgio Lencioni

Vice-Prefeito: Armando Fiorentino Gullo

(1997 – 2000)

 

Nasceu em Jacareí, filho de João Domingos Lencioni e Maria José Lencioni, descendente de imigrantes italianos. É professor, advogado, pintor, escritor e político de Jacareí. Foi professor na Escola Silva Prado na década de 1970 e é apaixonado pela história da cidade, tendo dedicado boa parte de sua vida em busca de dados, histórias, lembranças e tudo mais que tenha relação com nossa história.

A vida política iniciou na década de 1960, foi vereador por duas legislaturas e posteriormente também foi prefeito por dois mandatos. Durante seu mandato uma série de obras de saneamento foram realizadas, também a implantação do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a criação da Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, do Serviço Autônomo de água e esgoto (SAAE), da Fundação “Pró-Lar”, além da construção de 12 escolas do ensino fundamental e das primeiras unidades de saúde nos bairros (PAIM).

 

 

 

 


pastedGraphic_6.png

 

 

Prefeito: Thelmo de Almeida Cruz

Vice-Prefeito: Demésio Rodrigues da Mota

(1983 – 1988) – (1993 – 1996)

Natural de  Caçapava, nasceu em  4 de dezembro de 1924. graduou-se em medicina e atuou na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, especializando-se em pediatria. Após transferir-se para Jacareí, passou a clinicar no Posto de Puericultura do Estado, na Praça Raul Chaves, uma das primeiras iniciativas na assistência às crianças. Além de seu consultório na Rua Ramira Cabral, atuou no corpo clínico da Santa Casa, sendo seu Diretor durante a década de 1960 e 1970. Pioneiro na cidade na hidratação endovenosa em crianças e anestesia moderna, foi, também, um dos fundadores do Banco de Sangue em Jacareí. 

Iniciou na vida política como vice-prefeito de Antônio Nunes de Moraes Júnior. Foi eleito prefeito pelo PMDB para as gestões 1983/1988 e 1993/1996. Em suas gestões, expandiu fortemente a instalação de unidades básicas de saúde em bairros da cidade e criou o Estatuto do Servidor Público e o Instituto de Previdência do Município de Jacareí – IPMJ. Faleceu em 31 de julho de 2011, aos 86 anos

 

 

 

 

 

 


pastedGraphic_7.png

 

Prefeito: Osvaldo da Silva Arouca.

Vice-Prefeito: Aldo Lopes da Costa

(1989- 1992)

Nasceu em 23 de junho de 1939, na cidade de Paraibuna (SP). Casado com a professora Ada Cherubini Arouca, não tinha filhos. Foi contabilista, economista, advogado e secretário da Fazenda na gestão 1983-1988,  de Thelmo de Almeida Cruz. Foi ainda vereador (2009-2013).

Durante sua gestão deu início ao hospital público federal de Jacareí, tendo o município recebido do a primeira parcela para a construção no final de seu mandato, mas o projeto não seguiu adiante. Foi criada a UPA (Infantil e adulto) na região central. Urbanizou a Praça dos Três Poderes, com calçadas em mosaico português, assim como as calçadas das ruas  Lúcio Malta e Cel.Carlos Porto. Realizou grandes obras de drenagem em toda a região do Mercado, a partir do início da R. Lúcio Malta até além da Av. 9 de Julho, eliminando, principalmente, as enchentes naquele local, Continuou a pavimentação de bairros da cidade, como Meia Lua e Cidade Salvador.

Na educação criou o  CAE, centro de atendimento com psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais para alunos (e seus familiares) da rede municipal, construiu 9 creches em tempo integral. Criou o Proteu (Programa de Transporte Universitário), o S.O.S. Criança, o Circo-Escola, a Casa Aberta, o PIT (Programa de Iniciação do Trabalho), o Guri no Trânsito e implantou o Conselho Municipal de Educação.

Construiu, ainda,  o complexo de captação e tratamento de água na Estação Central para atender toda a cidade. Implantou redes coletoras em bairros inteiros, como a  Cidade Salvador e, principalmente, no Distrito do Meia-Lua, onde os esgotos corriam a céu aberto.  Foram abertos poços artesianos no igarapés e Pagador de Andrade.

Faleceu em 02 de fevereiro de 2014, vítima de câncer, aos 75 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério do Avareí.


pastedGraphic_8.png

Prefeito: Marco Aurélio de Souza

Vice-Prefeita: Maria Cristina de Paula Machado

(2001 – 2004)

Prefeito: Marco Aurélio de Souza

Vice-Prefeito: Davi Monteiro Lino

(2005 – 2008)

Natural de Jacareí, cidade onde sempre morou, é graduado em Ciências Contábeis e Ciências Sociais e pós-graduado em Administração Pública e Espiritualidade.  Concursado do Banco do Brasil,  abriu mão de fazer carreira para dedicar-se  integralmente ao mandato de Vereador conquistado em 1992. Em 1996 foi o vereador mais votado entre os eleitos. Em 2000 foi eleito prefeito e reeleito em 2008. Sua gestão foi marcada pela modernização da Administração Pública, implantação do orçamento participativo e por ações sociais e educacionais, como a entrega de centenas de casas populares e implantação do projeto EducaMais. Com a retirada dos trilhos da  inoperante Estrada de Ferro, iniciou-se um processo de remodelação da cidade, incluindo a construção do Parque da Cidade e a Av.Davi Monteiro Lino. Levou saneamento básico e asfalto para os bairros.

Em 2010 elegeu-se Deputado Estadual e destacou-se na luta pela Defesa dos Direitos Humanos e pela aprovação do Projeto que criou a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 

 

 

 

 


 

pastedGraphic_9.png

 

Prefeito: Hamilton Ribeiro Mota
Vice-Prefeito: Adel Charaf Eddine

(2009 – 2016)

Nasceu em Passa Quatro e, com apenas alguns meses, veio para Jacareí, formado em Arquitetura. Hamilton participou ativamente da política de Jacareí desde 1988 e teve passagens pelas secretarias de Governo, de Segurança e Defesa do Cidadão, de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura na gestão do prefeito Marco Aurélio entre 2001 a 2008. 

Foi eleito prefeito em 2008, sendo reeleito em 2012.  Seu mandato foi marcado pela entrega do Educamais Jacareí, obra assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake,  além dos EducaMais Lamartine, Parque Santo Antonio, Esperança e Jardim Paraíso.

Elevou o tratamento de esgoto de 20 para 73% com a construção da estação de tratamento de esgotos. Gestão marcada também pela atração da indústria automobilística Chery.