Prefeito assina investimento de 60 milhões de dólares do CAF para obras

Hoje é um grande dia para Jacareí. Eu diria que o melhor dos próximos cinco anos”, disse o prefeito Izaias Santana, que esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira (13) para a assinatura de um investimento de US$ 60 milhões de um contrato de empréstimo entre o CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina e a Prefeitura de Jacareí.

Essa operação vai garantir a execução do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social (PRODUS) do município, com obras de infraestrutura, parques, ciclovias e ciclofaixas no município, além de reduzir os riscos de inundações.

Um avanço significativo na qualidade de vida para a nossa população”, afirmou o prefeito. “Todas as regiões serão beneficiadas. Esse é um trabalho que começou em 2017 com a equipe da prefeitura, liderada pelo nosso secretário de Governo, Celso Florêncio, que depois precisou da autorização da Câmara, liderada pelo nosso presidente Abner de Madureira”, destacou.

Izaias continuou: “Aqui em Brasília contamos com o apoio essencial do senador José Serra e do nosso deputado Eduardo Cury. Portanto, todo mundo trabalhando em prol da nossa cidade de Jacareí. Parabéns Jacareí! Hoje começa um novo futuro”, comemorou.

O prefeito explica ainda que, sem esses recursos, a cidade teria que esperar, no mínimo, 15 anos para usufruir dessa infraestrutura necessária de mobilidade urbana, por novos parques e pela ampliação da malha cicloviária que interligará os quatro cantos da cidade à região central.

Participaram da cerimônia de assinatura o representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, o prefeito Izaias Santana, a procuradora da Fazenda Nacional, Ana Rachel Freitas Silva, entre outras autoridades.

Para Jaime Holguín, o PRODUS terá um impacto positivo na vida de todos os moradores da cidade, devido ao seu enfoque de ações integradas de melhoria das condições urbanas. “As ações são complementares e vão diminuir os riscos de inundações, melhorar as condições de mobilidade e promover melhores condições ambientais e de lazer para toda a população”, avaliou.

Confira quais as obras garantidas com o financiamento do CAF:
1. Ligação do Jardim Primavera ao Esperança (Avenidas Getúlio Vargas, Davi Lino, Malek Assad, Castelo Branco e Lucas Nogueira Garcez) com trevos, ponte e novas avenidas;

2. Garantir dois acessos ao Parque Meia-Lua, sem utilizar a Dutra;

3. Garantir um novo acesso à Dutra e São José dos Campos;

4. Uma nova ligação entre a Nilo Máximo e a Geraldo Scavone, para escoamento da produção industrial;

5. Uma nova ligação entre o Maria Amélia e o Campo Grande;

6. 05 Parques;

7. Todas as regiões interligadas ao centro por ciclovias.

O CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina- tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, além do oferecimento de cooperação técnica e outros serviços especializados.

Constituído em 1970 e composto atualmente por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, junto a Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.