Prédios do EducaMais Esperança receberão nomes de personalidades ligadas à educação

Foto3V_Creche Ed Mais Esperanca
Creche do EducaMais Esperança levará o nome de Zulmira de Oliveira. Foto: Valter Pereira/PMJ

A Creche e a Biblioteca do EducaMais Esperança receberão, nesta sexta-feira (13), nomes de personalidades ligadas à educação da cidade. Às 10h30, será realizada a cerimônia de entronização da Biblioteca, com a homenagem à funcionária pública Géssia Satiyo Koyama, que por 24 anos exerceu com dedicação várias funções na Secretaria Municipal de Educação. Já às 16h, será a vez da solenidade da creche, que levará o nome de Zulmira de Oliveira, professora renomada da rede estadual. Alunos, professores e familiares estarão presentes prestigiando os dois eventos.

Géssia Satiyo Koyama nasceu em 16 de novembro de 1961. Formou-se em Direito e trabalhou por 24 anos na Secretaria Municipal de Educação em vários cargos como coordenadora e supervisora de Recursos Humanos, coordenadora de Programas Educativos, gerente de Merenda Escolar e supervisora de Apoio Operacional. Foi ela quem montou o setor de RH (Recursos Humanos) da Secretaria de Educação. Também organizava eventos, como Desfile de Sete de Setembro entre outros.

Zulmira de Oliveira nasceu em 26 de junho de 1937. Formou-se professora e ingressou em escolas rurais, sendo responsável pela alfabetização de inúmeras crianças. Foi professora primária no Grupo Escolar Barão de Jacareí na década de 60. Foi casada com o professor Oswaldo Piris de Oliveira.

Formou-se na década de 70 em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José dos Campos. Foi diretora substituta na EEPG Barão de Jacareí. Passou ainda pelas escolas estaduais Benedita Freire e Prof. Benedito Mauro. Mesmo aposentada, foi diretora da Escola Maria Augusta Ribeiro Daher até 1995.

Prédios – Esta é a primeira biblioteca municipal instalada em um complexo educacional. Atende não só os alunos do EducaMais Esperança, como todo a comunidade daquela região, que não precisa mais se deslocar até o Centro. Já a creche possui 5 salas de aula e atende 75 alunos de 4 meses a 3 anos. Os dois prédios ficam localizados na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 395, Jardim Nova Esperança.

Inauguração – A Prefeitura de Jacareí inaugurou em fevereiro o EducaMais Esperança, o primeiro espaço que reúne ensino infantil, fundamental, creche e biblioteca pública em um só lugar. O objetivo é facilitar a vida da população, levando mais educação, esporte e lazer para pessoas de todas as idades. O complexo possui ainda uma EMEF, um campo de futebol society e um Playground.

(Marta Fernandes/PMJ)