Praça do Largo do Riachuelo recebe melhorias focadas na acessibilidade e segurança

Escutar áudio do texto

Situada na região central de Jacareí e com grande fluxo de pessoas, diariamente, a Praça do Largo do Riachuelo passou por processo de restauração e melhorias, a partir de estudo realizado pela Unidade de Política de Acessibilidade, órgão da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. A análise indicou a necessidade de remodelar os acessos das calçadas em todo entorno, melhorias no geral e pintura.

Quem passa pelo Largo do Riachuelo agora conta com acessos seguros, respeitando a NBR 9050/2020, que determina a acessibilidade nos espaços públicos. Houve, ainda, reposição das pedras portuguesas – tão caraterísticas do lugar –, fechando os buracos causados pelo tempo nas calçadas, e que dificultavam o caminhar.

As adequações também trazem segurança e respeitam cadeirantes, idosos e acessos aos carrinhos de bebê. A instalação de pisos podotáteis permite o passeio de pessoas com baixa visão.

O entorno do Largo do Riachuelo é rico em comércios diversos como farmácia, laboratório clínico, lotérica, padaria e outros, trazendo fluxo constante, e ainda é rota dos usuários do SIM (Sistema Integrado de Medicina), do Jd. Paraíba, aumentando ainda mais a necessidade de ser um espaço acolhedor e inclusivo.

PCD e Bicicletário

Último passo no processo de reestruturação da Praça do Largo do Riachuelo, o local contará com uma vaga exclusiva para PCD (Pessoa com Deficiência) e/ou Idoso, na lateral da praça. Somada às rampas e guias baixas, o local passa a ser de toda a comunidade. Neste sentido, um bicicletário com capacidade para 8 bicicletas também está em processo de instalação.

Legenda: Praça do Largo do Riachuelo está revitalizada e acessível