Praça Conde Frontin terá ‘ônibus’ do Procon nos dias 8 e 9

Escutar áudio do texto

O Procon de Jacareí, em conjunto com a Regional de São José dos Campos e Fundação Procon São Paulo, promove uma ação especial no calçadão da Praça Conde de Frontin, nos dias 8 e 9 de março, das 10h às 16h, em comemoração ao Dia da Mulher e antecipando o Dia do Consumidor, que será celebrado no próximo dia 15 de março.

O foco do evento é a conscientização sobre o consumo adequado de produtos e assegurar a liberdade de escolha e igualdade na hora de consumir. No local, haverá um ônibus com uma equipe para dar orientações à população, além da distribuição de material informativo.

A diretora do Procon de Jacareí, Aline Fabri, ressalta que “com a proximidade das datas comemorativas o consumidor precisa estar sempre atento aos seus direitos, e antes de adquirir qualquer produto deve pesquisar antes de efetivar a compra”. Ela lembra ainda que “no Brasil temos a Lei de Liberdade econômica permitindo assim a variação dos preços, devendo o consumidor ao escolher o produto que pretende comprar pesquisar como e onde comprar”.

Dia da Mulher

De acordo com Aline Fabri, o evento também tem foco no Dia Internacional da Mulher. “Por se tratar de uma data em que as pessoas consomem muito, aproveitamos também para alertar sobre alguns cuidados. Por exemplo, se uma mulher for presenteada, com algum serviço de Salão de Beleza, esses estabelecimentos também precisam seguir o Código do Consumidor”, esclarece.

Segundo a diretora, além do uso de produtos com validade, os salões também devem cumprir a obrigatoriedade da informação de preço dos serviços. “Apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa. Dessa forma, salões e outros estabelecimentos que prestam qualquer tipo de serviço devem manter seus preços visíveis ao consumidor”, pontua.

Legenda: Calçadão da Praca Conde Frontin, onde será realizado o evento