‘Por uma Jacareí sustentável’ movimenta o domingo no Parque da Cidade

No último domingo (30), o Parque da Cidade de Jacareí recebeu durante todo o dia o evento ‘Por uma Jacareí sustentável’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de compartilhar e estimular iniciativas sustentáveis que podem ser feitas no dia a dia, além de informar sobre serviços públicos em Jacareí que contribuem com o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

IMPRENSA  MEIO AMBIENTE  LC (2)O evento contou com a participação de mais de 250 pessoas que passaram pelas quatro tendas de serviços e informações. Já para o cadastro ambiental, 120 pessoas forneceram dados. A primeira das tendas informou sobre os dias e os respectivos bairros que o serviço de coleta de resíduos secos (reciclável) e úmidos (orgânico) atende em Jacareí, como também explicou sobre a operação cata-treco, que é um serviço itinerante de coleta de materiais especiais realizado pela Prefeitura, e sobre os LEV’s, que são espaços espalhados pela cidade, apropriados para o recebimento de diversos tipos de resíduos que não costumam ir para o lixo comum, para que seja feito o seu correto descarte.

A segunda tenda teve a “Oficina Correto Descarte”, de orientação aos visitantes sobre o correto descarte de resíduos domésticos e armazenamento desse resíduo até o dia da coleta seletiva. Em outra tenda, os visitantes participaram de uma oficina do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), onde foi construída coletivamente uma mandala com retalhos. Cada pessoa pôde escrever seu nome para deixar registrada a participação no evento. E, por fim, na última tenda, houve a doação de mudas de plantas medicinais, bem como orientação sobre a função e a forma que elas podem contribuir em nosso dia a dia.

O encarregado de limpeza, Luiz Carlos Nascimento, foi até ao Parque da Cidade prestigiar o evento e se mostrou esperançoso com a gradativa mudança de atitudes da população para construção de um mundo melhor. “Nosso planeta precisa de cuidado e a gente torce para que todos possam aderir aos hábitos sustentáveis e saudáveis que esse evento estimula, como a separação e o descarte correto dos resíduos e também a utilização de plantas medicinais que podem contribuir, e muito, com a nossa saúde”.

“Estamos nos esforçando e buscando as melhores formas de conscientizar, informar e sensibilizar as pessoas sobre os serviços oferecidos pelo município para o descarte e a correta destinação dos resíduos, como atitudes que possam colaborar com uma cidade mais sustentável”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Luiz Cepinho)