
O Mercado Municipal, conhecido como “Mercadão”, completou 63 anos nesta segunda-feira (18), com muitas celebrações. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, preparou uma festa de aniversário com diversas atividades especiais, durante o período da manhã, com apresentações musicais ao vivo e distribuição de pipoca e algodão doce.
A população prestigiou o evento. Antônio Ferreira Paiva, morador do Jardim Emília, estava esperando para passar pela tenda da Secretaria de Saúde, montada em frente do espaço, para aplicação de vacinas. “Venho sempre aqui no Mercadão, toda vez que preciso vir à cidade”, contou.
De acordo com a Diretoria de Comércio e Serviços, foram realizados vários atendimentos para o público presente, além da vacinação. A ação contou ainda com o atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Banco do Povo, além de personagens infantis para animar a criançada.
História
O prédio passou por três etapas de construção, sendo que a primeira, de taipa, é datada de 1880, e concluída em 1906. Já a segunda etapa foi feita pelo prefeito João Ferraz, em 1924, com os tijolinhos aparentes. Em 1959, o espaço foi demolido, para o início das obras do prédio atual. A inauguração aconteceu em 18 de agosto de 1962, pelo prefeito Antônio Nunes.
Quando o Mercado Municipal teve sua origem, no século XVIII, foram construídas as “casinhas” que vendiam produtos alimentícios não perecíveis como arroz, milho, farinha, carne-seca, entre outros. As quitandas eram as barracas onde se vendiam gêneros perecíveis, como legumes e frutas.
No final do século XIX, o vereador capitão Salvador de Oliveira Preto, com ideias desenvolvimentistas, planejou a criação de uma “Casa de Mercado” para substituir a feira semanal a céu aberto, que era realizada no “Largo da Quitanda Velha”. O projeto definia a localização e o tamanho do prédio que deveria ser erguido na “Rua da Vala”, um caminho ermo que ligava a “Rua de Baixo”, centro comercial da época, à Estação da Estrada de Ferro.
Bolinho Caipira e Pastel
Durante 50 anos, o prédio serviu a seus propósitos. Muitos produtos se tornaram tradições do lugar, como o bolinho caipira, pastel, caldo de cana, sorvete americano, entre outros. Atualmente, o Mercado Municipal conta com 120 boxes distribuídos em 12 corredores internos. O movimento continua intenso, principalmente aos finais de semana, quando a população encontra, além da vasta gama de mercadorias, momentos de diversão e lazer.
