
Com o objetivo de analisar as propostas da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (COMUS), promoveu, na manhã desta sexta-feira (16), a plenária para avaliação do andamento das propostas estipuladas à época.
Seguindo o tema da conferência, ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia’, o evento contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre usuários do SUS, servidores da saúde e gestores. O público foi dividido em quatro grupos de trabalho para avaliar as 35 propostas elaboradas na conferência.
Dentre as propostas, 56% já foram realizadas ou estão em andamento, enquanto 44% serão feitas e avaliadas na próxima conferência, em 2027. Entre as não realizadas e em andamento, o público também decidiu, por meio de votação, as cinco propostas prioritárias para a cidade neste momento. Confira abaixo:
1) Implantar um Centro de Convivência modalidade CECO (Saúde Mental);
2) Atendimento odontológico de urgência nas UPAs, fora do horário de atendimento da atenção básica;
3) Ampliação do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) com mais uma equipe para o Programa Melhor em Casa (equipes especializadas em reabilitação geral, cuidados paliativos e pediatria);
4) Desvincular as equipes das Unidades de Saúde da Família das Equipes 12 horas;
5) Qualificar o serviço de Urgência/Emergência (Santa Casa e UPA) com uma equipe especializada em Saúde Mental, para melhor manejo com usuário e sua família, garantindo o princípio da equidade.
Plano Municipal de Saúde
O relatório final da plenária embasará a construção do Plano Municipal de Saúde, que será apresentado ao COMUS, e também o Plano Plurianual (PPA), ambos em convergência, direcionando as políticas dessa área para os próximos quatro anos.
De acordo com a secretária de Saúde de Jacareí, Aguida Fernandes, o evento é fundamental para definir as prioridades. “Essa plenária é essencial para que a gestão possa priorizar as necessidades mais importantes na saúde. Aqui na cidade, os usuários do SUS estão fortemente presentes nas conferências e plenárias, e a participação é sempre marcante”.
A plenária foi exclusivamente para avaliação das propostas elaboradas na conferência, não sendo possibilitada a criação de novas propostas.