Plano Diretor: Univap capacita conselheiros para ‘Leituras Comunitárias’

Escutar áudio do texto

Na próxima etapa da revisão, população apontará problemas e potencialidades da cidade

Começa na terça-feira (15), a próxima fase da revisão do Plano Diretor de Jacareí, com o início das ‘Leituras Comunitárias’, em 26 pontos diferentes do município. Nos encontros, os moradores serão convidados a falar sobre os problemas e potencialidades, tanto da vizinhança, quanto de toda a cidade, além de suas expectativas para o futuro.

Todo o trabalho será conduzido a partir de uma metodologia de participação social, desenvolvida por professores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Na última quinta-feira (10), membros do Conselho Gestor de Revisão, grupo formado por representantes da sociedade civil e da Prefeitura, responsável pela condução do processo, participaram de uma oficina para receber orientações quanto às ‘Leituras Comunitárias’.

Uma das coordenadoras da equipe técnica da Univap e responsável pela metodologia de revisão, a professora Fabiana Félix do Amaral e Silva, explica que as ‘Leituras Comunitárias’ servem à coleta de informações sociais junto à população.

“Essas informações servirão para a consolidação do diagnóstico final do município de Jacareí, instrumento técnico que servirá às oficinas de capacitação da população para coleta de propostas de revisão”, explica a professora.

Clique aqui, e conheça as fases da revisão do Plano Diretor de Jacareí

Durante os trabalhos, os participantes serão convidados a olhar para os mapas da sua vizinhança e da cidade, apontando os aspectos positivos e negativos dos locais. “Neste momento, é muito importante que as equipes responsáveis pelas ‘Leituras Comunitárias’ tenham uma postura de escuta com a população. Esse é o momento de escutarmos o que as pessoas têm a nos dizer sobre a comunidade e a cidade em que vivem”, ressaltou a professora, durante a oficina de capacitação dada a servidores e conselheiros.

Participação Efetiva

O conselheiro Jair Francisco dos Santos, representante dos Sindicato dos Papeleiros no Conselho Gestor, ressalta a importância da revisão do Plano Diretor para a construção de uma cidade mais justa. “Nós lutamos por uma cidade em que os cidadãos participem das decisões. Uma cidade acolhedora, inclusiva, com crescimento equilibrado e sustentável, e um olhar, em primeiro lugar, no cuidado das pessoas, independentemente de cor, raça, etnia e sexo”.

A primeira ‘Leitura Comunitária’ ocorrerá na próxima terça-feira (15), a partir das 19h, no EducaMais São João, no bairro São João. Qualquer pessoa pode participar. No dia seguinte, quarta-feira (16/3), às 19h, será a vez do Bandeira Branca I e II, na EMEF Aluízio do Amaral Campos. Na quinta-feira (17/3), às 19h, as ‘Leituras Comunitárias’ ocorrem no Santo Antônio da Boa Vista (EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi). Na sexta-feira (18/3), às 19h, no São Silvestre (EMEF José Éboli de Lima), e no sábado (19/3), às 9h, no Veraneio Ijal e Veraneio Irajá, na EMEIF Presbítero Mabito Shoji.

Confira, aqui, o calendário completo de Leituras Comunitárias

Legenda: Membros do Conselho Gestor de Revisão participaram de uma oficina com professores da Univap, para receber orientações quanto às ‘Leituras Comunitárias’