Plano Diretor: Inscrições para oficina vão até quarta-feira (10)

A participação popular no processo de retomada do Plano Diretor continuará em destaque mesmo durante a Fase Vermelha do ‘Plano São Paulo’, só que em modalidade exclusivamente on-line. As oficinas de capacitação para a eleição que definirá a composição do Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor começarão a ser realizadas a partir da próxima semana.

A primeira oficina será na quarta-feira (10), às 18h, e será ministrada por professores da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), com suporte da Prefeitura de Jacareí. As inscrições ficarão abertas até as 17h do dia 9 de março, tendo limite de 100 inscritos neste ambiente virtual.

O professor da UNIVAP, Paulo Romano, destaca que a visão técnica é necessária, entretanto a discussão coletiva é fundamental para a elaboração de diretrizes, sobre como e para onde a cidade deve crescer. “Ainda existe a cultura de que o que é público não é meu. E a cidade é um bem público e de todos. E isso precisa ser bem discutido porque muita gente não sabe disso. O Plano Diretor permite o exercício da vida, precisa envolver a participação das pessoas”, comenta.

Romano reforça ainda que a oficina tem como objetivo ‘instrumentalizar’ os habitantes para compreender e deliberar sobre os temas da cidade e sua organização. “A população precisa ter voz e que sua voz seja ouvida como instrumento de planejamento na elaboração do Plano Diretor”, finaliza.

Inscrições

Qualquer cidadão pode participar das Oficinas. Basta inscrever-se por meio do link https://forms.gle/LZZMnQjhJa3Yx6Xd7

No site da Prefeitura, acompanhe as informações sobre o Plano Diretor em: www.jacarei.sp.gov.br/planodiretor/

Suspensão

A Prefeitura de Jacareí anunciou na quinta-feira (4) a suspensão da votação que iria definir os movimentos e entidades sociais para compor o Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor do município. Anteriormente marcada para o próximo dia 13 de março, a eleição foi suspensa em razão da nova atualização do ‘Plano São Paulo’, que reclassificou para a Fase Vermelha todo o Estado de São Paulo entre os dias 6 e 19 de março.

Legenda: Vista da cidade. Oficinas online começam na próxima semana.