Plano Diretor: EMEF Sílvio Silveira recebe oficinas de capacitação da fase final da revisão nos dias 16 e 17 de novembro

EMEF, no Jardim Santa Maria, receberá delegados para eventos prévios à Conferência da Cidade

A EMEF Prof. Sílvio Silveira Mello Filho (Rua Danton Siqueira Malta, 380, Jardim Santa Maria) receberá, nos próximos dias 16 e 17 de novembro (quarta e quinta-feira), às 18h30, as oficinas de capacitação destinadas aos delegados eleitos que participarão da “Conferência da Cidade”, no dia 26 de novembro (sábado). As pessoas interessadas também podem participar.

As oficinas marcam o início dos preparativos para o evento final do processo de revisão do Plano Diretor de Jacareí, em que os delegados eleitos irão votar nas propostas de alteração que irão integrar o projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal.

Durante os encontros, ministrados pela equipe de professores da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), os participantes irão participar de dinâmicas de grupo. Serão convidados a refletir sobre a necessidade da revisão do Plano Diretor, a importância da participação popular na construção do projeto de lei, além de orientações para a próxima fase.

“Para que a discussão sobre as propostas seja de forma apropriada, é preciso deixar claro aos delegados eleitos, o papel crucial que eles ocupam no processo de discussão e votação das propostas, que efetivamente serão encaminhadas à Câmara Municipal. Nesse sentido, as oficinas visam promover o fortalecimento dos conhecimentos dos delegados dos temas em pauta”, ressalta a professora Lidiane Maciel, que desenvolveu a metodologia de capacitação juntamente com a equipe Univap.

A participação dos delegados nas oficinas é optativa, podendo o interessado escolher em qual dia de capacitação participará. Nesta quarta-feira (9) foi divulgada a cartilha com as 76 propostas de alteração ao Plano Diretor, que serão submetidas à votação dos delegados. As propostas foram separadas por eixos temáticos de discussão, seguindo metodologia proposta pela equipe técnica da Universidade do Vale do Paraíba.

Leia mais: Divulgada cartilha de propostas de revisão ao Plano Diretor de Jacareí

Divulgadas as regras para votação de propostas de revisão do Plano Diretor de Jacareí

Próximos eventos da Revisão do Plano Diretor

PRÉ-CONFERÊNCIAS

Data: 18, 21 e 22 de novembro (sexta-feira, segunda-feira e terça-feira)

Horário: a partir das 18h30

Local: Câmara Municipal de Jacareí

Eventos que terão como finalidade a apresentação das propostas de revisão ao Plano Diretor, que serão votadas na Conferência da Cidade, aos delegados eleitos, separadas por eixo de discussão, da seguinte forma:

– 18 de novembro (sexta-feira): Apresentação e discussão das propostas referentes ao eixo “Dinâmica populacional, territorial, socioeconômica e histórico-cultural”.

– 21 de novembro (segunda-feira): Apresentação e discussão das propostas referentes ao eixo “Infraestrutura – serviços urbanos/rurais e equipamentos comunitários”.

– 22 de novembro (terça-feira): Apresentação e discussão das propostas referentes ao eixo “Meio físico e ambiente”.

CONFERÊNCIA DA CIDADE

Data: 26 de novembro (sábado)

Local: Educamais São João

Evento final da revisão do Plano Diretor de Jacareí, antes do encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal, quando os delegados irão votar nas propostas.

Legenda: As oficinas para os delegados serão parecidas com as Leituras Comunitárias