Plano Diretor: delegados participam de oficina de capacitação

Ministrado por professores da Univap, evento foi dedicado à orientação dos representantes da sociedade eleitos

A fase final da revisão do Plano Diretor do Município de Jacareí teve início nesta quarta-feira (16) com a realização da primeira oficina de capacitação com os delegados eleitos, na EMEF Sílvio Silveira, no bairro Jardim Santa Maria. Ao todo, mais de 80 delegados comparecerem ao local, para participar de uma dinâmica proposta pela equipe de professores da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), responsável pela supervisão técnica dos trabalhos.

Confira todas as informações sobre a revisão do Plano Diretor

Durante quase três horas de trabalho, os delegados eleitos tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências sobre o processo de revisão do Plano Diretor municipal, além de esclarecer dúvidas sobre o papel do delegado na “Conferência da Cidade”, relembrar os diagnósticos técnico, social e urbanístico, que orientaram os trabalhos e, ainda, as regras de votação e manifestação para o evento final da revisão.

“Esse é o momento dos delegados relembrarem todo o processo de revisão do Plano Diretor e esclarecerem suas dúvidas sobre os ritos de revisão e o caderno de propostas”, ressalta o coordenador do Conselho Gestor de Revisão e secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio de Souza.

A todos, são dois dias de oficinas, sendo a segunda nesta quinta-feira (17), também na EMEF Sílvio Silveira. A partir desta sexta-feira (18), às 18h30, serão realizadas as Pré-Conferências na Câmara Municipal de Jacareí, com o objetivo de apresentar e discutir todas as propostas de revisão ao Plano Diretor Municipal, separadas por temáticas.

Nesta sexta (18), a Pré-Conferência será dedicada às propostas de alteração referentes a ordenamento do solo municipal. Na segunda (21), será a vez das propostas relativas a serviços urbanos e rurais, além de equipamentos urbanos. Na terça (22), as discussões girarão em torno do tema meio ambiente e meio físico.

Fase final

As oficinas e Pré-Conferências antecedem a “Conferência da Cidade”, evento final em que os delegados eleitos irão votar nas propostas de alteração ao Plano Diretor Municipal, que efetivamente integrarão o projeto de lei de revisão que será encaminhado à Câmara Municipal. Ao todo, 255 delegados se elegeram na fase das oficinas, realizadas entre os dias 1º e 15 de agosto deste ano, sendo 170 delegados regionais e 85 técnicos.

Confira a cartilha de propostas de alteração ao Plano Diretor

Legenda: Oficina na EMEF Silvio Silveira reuniu 80 delegados eleitos para o processo de revisão do Plano Diretor