Planejamento realiza a 2ª Oficina do Plano Diretor com alunos da ETEC

A segunda oficina de revisão ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial do município foi realizada no último dia 23 com os alunos do Curso de Agrimensura da ETEC – Escola Técnica Cônego José Bento. Para os organizadores da Secretaria de Planejamento, “a noite foi produtiva, com muitas propostas para o desenvolvimento da cidade”.

Na reunião foram tratadas as potencialidades e fragilidades das regiões do município visando a revisão da lei. A reunião foi aberta pela professora da escola Rangelma Nascimento, responsável pela turma do curso de agrimensura. Ela agradeceu a presença da equipe da prefeitura, e introduziu o Plano Diretor de Jacareí nos estudos da Semana da Agrimensura da ETEC.

A secretária de Planejamento Rosa Sasaki conduziu os trabalhos juntamente com equipe técnica formada por profissionais da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente. Rosa explicou que a metodologia da reunião foi apresentar dados e formar grupos de trabalho para a realização desta oficina técnica.

A secretária fez uma apresentação do histórico de crescimento da cidade de Jacareí, sua evolução e as divisas com outros municípios, assuntos gerais e o atual Plano Diretor. Destacou áreas de influência e mapa de recursos hídricos, fundamental para controle das águas, principalmente de sua utilização.

De acordo com Rosa “o Plano Diretor define o caminho a ser seguido por meio de princípios, diretrizes e normas, fornecendo orientações para ações que influenciem no desenvolvimento urbano, apresentando as possibilidades a serem seguidas (abertura de novas avenidas, saneamento básico, previsão de equipamentos públicos) de maneira a se realizar através de um plano estratégico para essas iniciativas”.

Foram formados grupos de trabalhos com os alunos da ETEC para discussão de melhorias nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e Rural da cidade, colhendo importantes contribuições sob análise e perspectiva dos alunos.

(Marta Fernandes/PMJ – Divulgação)