‘Participa Jacareí’: rodada de reuniões com a população termina nesta terça-feira (28)

Esta semana marca o encerramento dos encontros do ‘Participa Jacareí’ com as comunidades de todas as regiões do município. Nesta segunda (27), ocorre a penúltima reunião na EMEF Maria Luiza de Souza Vasques, no Rio Comprido. E na terça (28), na EMEF Célia Guedes, no Jardim Primavera, acontece o último dia dos encontros. Ambos começam às 19h.

Para atender o protocolo de combate à Covid-19, haverá distanciamento e distribuição de senha, 30 minutos antes de começar a reunião. É obrigatório também o uso de máscara.

O ‘Participa Jacareí’ tem como objetivo elaborar o Plano Plurianual 2022 – 2025, por meio de consultas públicas, em diversas regiões da cidade. A programação completa dos encontros já ocorridos e a acontecer com a população, você encontra clicando aqui.

Veraneio Ijal

Apesar da forte chuva que caiu no início da tarde de sábado (25), a EMEF Presbítero Mabito Shoji, no bairro Veraneio Ijal, contou com boa presença dos munícipes. Muitos moradores daquela região foram ao ‘Participa Jacareí’ para apresentar suas contribuições para o planejamento da cidade.

“Saí debaixo de chuva e vim aqui, pois é uma oportunidade para a gente apresentar as necessidades do nosso bairro, como manutenção das estradas, regularização dos lotes e posto de Saúde”, disse o motorista de aplicativo Edvaldo Mendes de Oliveira, 46 anos. Ele mora há 15 anos no Veranio Ijal.

A dona de casa Odete Silva Patudo Mitsunaga, 67 anos, apresentou pedidos de melhoria na ampliação de horários do ônibus, melhoria no atendimento de Saúde e na EMEF do bairro, além de mais segurança na passarela para travessia de pedestres, que dá acesso ao bairro Igarapés. Ela reside na região do Veraneio Ijal desde 1993. “Achei ótimo este encontro, porque pude ser ouvida por pessoas que se mostraram interessadas em resolver os problemas do bairro”, comentou.

Outros pedidos como melhoria nos serviços de iluminação, abastecimento de água e segurança também foram apresentados pelos moradores.

Diálogo

Ao final da reunião, houve a participação de gestores da Prefeitura, além das autarquias (SAAE e Fundação Pró-Lar de Jacareí), que responderam questões dos moradores.

De acordo com a Fundação Pró-Lar, os trabalhos de regularização fundiária estavam suspensos por conta da pandemia, mas já estão sendo retomados.

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que já está em estudo o “redesenho” das linhas de ônibus para atender melhor os usuários daquela região e que há, ainda, um projeto de um terminal para ser implantado no Esperança, com linha radial até o Centro, entre outras melhorias.

Esgoto Tratado

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) apresentou os investimentos para ampliar os serviços de abastecimento de água e esgoto. Com destaque para a ampliação do sistema de água e drenagem, com mais de R$ 100 milhões investidos (entre recursos externos e do munícipio). E continuam as obras de duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE, com o objetivo de chegar a 100% do esgoto tratado. A cidade conta com 85% do serviço, atualmente.