‘Participa Jacareí’ reúne moradores do Cidade Salvador para discutir melhorias na região

A moradora do Cidade Salvador, Irani dos Santos

Na noite da última terça-feira (10) aconteceu mais uma reunião do ‘Participa Jacareí’. O encontro foi sediado na EMEF Professor Joaquim Passos e Silva, localizada no bairro Cidade Salvador (região leste). Cerca de 80 pessoas participaram da ação, que visa a elaboração do orçamento para 2020, por meio de consultas públicas.

O vice-prefeito, Edgard Sasaki, deu início ao encontro falando sobre os feitos da administração até o momento, frisando os avanços na educação, saúde, infraestrutura e segurança, além de expor projetos futuros para o município. “Hoje estamos aqui para ouvir vocês; para traçarmos melhorias na região para o próximo ano”, informou.

O secretário de Governo, Celso Florêncio, respondeu questionamentos dos munícipes e citou os avanços da administração na região. “Sobre obras de asfalto: estamos trabalhando no Jardim do Marquês, com investimento de R$4,5 milhões. Concluímos o serviço no Paraíso (5 ruas) com R$1,5 milhão e também vamos fazer a obra no Parque dos Príncipes (9 ruas) investindo R$1,5 milhão. Além disso, o SAAE utilizou mais de um milhão para melhorias na rede de água e esgoto e drenagem na região. Retomamos as obras dos três piscinões do córrego do Turi, no montante de R$ 15 milhões, visando evitar enchentes na cidade. Fizemos a academia ao ar livre do Jardim Pitoresco e revitalizamos áreas verdes. Outro grande avanço foi a criação da subprefeitura do Paraíso para auxiliar na zeladoria do bairro e em breve vamos reformar a UBS do Cidade Salvador”.

A moradora do Cidade Salvador, Irani dos Santos, afirmou que o ‘Participa Jacareí’ apresenta uma grande oportunidade de fazer valer a participação e popular nos projetos e obras da administração municipal. “Estou contente de participar deste projeto, tirar minhas dúvidas e poder colaborar com os avanços do meu bairro e da cidade como um todo. É legal ver que a prefeitura busca ouvir a nossa voz”, afirmou.

PARTICIPA JACAREÍ – Qualquer pessoa pode participar e apresentar suas sugestões, que serão recolhidas e avaliadas. As reuniões públicas seguem as recomendações do Tribunal de Contas. Já foram realizadas pela prefeitura 17 consultas públicas, de março a abril deste ano, para a elaboração do primeiro semestre da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). As prioridades apontadas pela população nesta primeira etapa, foram nas áreas de Mobilidade Urbana e Lazer.

Coordenadas pelo prefeito Izaias Santana e pelo secretário de Governo, as sugestões e reivindicações foram recolhidas em uma série de encontros espalhados pelas regiões do município, em escolas e EducaMais. Será feita toda uma avaliação antes da inclusão no orçamento.

“Não existe democracia efetiva sem participação. Ouvir a população e construir propostas efetivas é obrigação de todos os governos”, destaca o secretário. O objetivo destas reuniões é a participação das comunidades no planejamento da cidade.

Confira a agenda completa dos próximos encontros

Quinta (12/09) – Nova Esperança – EMEF Silva Aparecida Rezende Barreto

Sexta (13/09) – Centro – EducaMais Centro