‘Participa Jacareí’ chega na reta final

Escutar áudio do texto

O ‘Participa Jacareí’ chega à região do Nova Esperança nesta sexta (24), às 19h, e à região do Veraneio Ijal no sábado (25), às 14h. O encontro de sexta será na EMEF Ricardina dos Santos Moraes, localizada na Rua Graça Aranha,121, Nova Esperança (com abrangência dos bairros Nova Esperança, Jardim Imperial, Jardim Pedramar e Nova Jacareí). Já no sábado, a 17ª audiência pública acontece na EMEIF Presbítero Mabito Shoji, na rua Cecília Meirelles, 10, no Veraneio Ijal (abrangendo, também, o Veraneio Irajá).

Para atender o protocolo de combate à Covid-19, haverá distanciamento e distribuição de senha, 30 minutos antes de começarem as reuniões. É obrigatório, também, o uso de máscara.

O ‘Participa Jacareí’ tem como objetivo elaborar o Plano Plurianual 2022 – 2025, por meio de consultas públicas, em diversas regiões da cidade, e segue até o dia 28 deste mês. A programação completa dos encontros com a população, você encontra clicando aqui.

Região do São João

Na noite de quinta-feira (23) ocorreu a 15ª reunião do “Participa Jacareí”, no Educamais São João, com a participação de moradores dos bairros São João, Jardim Jacinto, Jardim Leonídia, Jardim Siesta, Jardim Independência, Jardim Didinha, Balneário Paraíba, Vista Verde, Cidade Jardim, Jardim América, Jardim Panorama, Jardim São José e Jardim Paraíba.

Um dos destaques no evento foi a participação do estudante Bryan Machado Dias, 10 anos, que pegou o microfone e fez um pedido: a reforma da EMEF Barão de Jacareí. O garoto se destacou entre o público de adultos ao fazer uma reivindicação: a reforma da escola onde estuda desde os 6 anos.

“A escola já tem mais de 60 anos. E está cheia de problemas na fiação, precisa melhorar a sala de informática, a quadra, os banheiros… Tem um monte de coisa que precisa melhorar”. Ele foi acompanhado da mãe, Daniela Machado Dias, que também apresentou algumas reinvindicações para a região do São João.

De uma geração de décadas antes de Bryan, a aposentada Dirce Batista Pinheiro, 70 anos, também aproveitou a oportunidade para apresentar sugestões no ‘Participa Jacareí’. Ela foi acompanhada de outros moradores, com uma lista de melhorias para o bairro como troca de iluminação por Led, revitalização de praças e obras de drenagem.

Prioridades

O objetivo do ‘Participa Jacareí’ é elencar prioridades para canalizar os recursos visando a melhoria da qualidade em infraestrutura e serviços. No encontro, foram apresentados os investimentos em obras de ampliação e construção de nove creches, o que resultou na geração de 1720 vagas em 2020, zerando a fila de espera. Um exemplo é a creche do Jardim Colônia, num dos bairros mais afastados, mas que segue o mesmo padrão de qualidade dos outros prédios construídos na região central.

Também foi informado que a terceira ponte “já está concluída” e que continuam as obras de ligação da Malek Assad com a Humberto de Alencar Castelo Branco, que também será duplicada. Terá, ainda, a continuidade do sistema viário ligando o Jardim Flórida à Avenida Lucas Nogueira Garcez.

Outras obras de infraestrutura foram apresentadas, como duplicação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no Parque dos Sinos, revitalização do Morro do Cristo, canalização dos córregos Alambari e Mandi, passarela sobre o Rio Paraíba com passagem independente para ciclistas, entre outras.