‘Participa Jacareí’ discute futuro da região com moradores da Zona Oeste

A Prefeitura de Jacareí realizou nesta última segunda-feira (9) mais uma edição do ‘Participa Jacareí’. Os munícipes dos bairros Primeiro de Maio, Jardim Alvorada, Igarapés, Veraneio Ijal e Veraneio Irajá, todos na região oeste, puderam conversar diretamente com o prefeito Izaias Santana, que abriu o encontro reforçando o propósito do programa. “Eu vim para ouvir críticas e sugestões, falando do ano atual, mas especialmente do que ainda pode ser feito. Mais do que ouvir, também estou aqui para esclarecer”.

O ‘Participa Jacareí’ vem sendo realizado em diversas regiões da cidade, com uma programação que segue até o dia 13 de abril, e tem como objetivo elaborar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem, por meio de consultas públicas.

O técnico em eletrônica Rodrigo Martins, morador do Igarapés, mostrou sua preocupação com as margens do córrego que corta a região. “A reivindicação que eu trago é sobre o assoreamento. Queria entender se falta licença e quando vai ocorrer”.

O prefeito explicou que a prefeitura entende a necessidade da obra e que existe um estudo para determinar a conduta adequada e que, enquanto isso, a Secretaria de Infraestrutura de Jacareí tem ido duas vezes por semana na região para monitorar a situação.

O aposentado Pedro Ferreira de Moura, morador do Primeiro de Maio, parabenizou os avanços da gestão e a natureza do programa, por aproximar munícipes e o poder público, e pediu uma nova creche para a região.

Na resposta, o prefeito Izaias Santana ressaltou: “nós já fizemos sete novas creches e adotamos como critério escolher os locais com maior concentração de pessoas, para facilitar a vida de quem precisa e atender adequadamente. Os bairros que há pouco eram rurais e vão crescendo também merecem nossa dedicação, mas é importante frisar que não faltam vagas no momento”, disse.

Mais de 80 pessoas estiveram nesta edição do ‘Participa’. O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (12), às 19h, na EMEF Prof. Tito Máximo no Parque Santo António, abrangendo os bairros Jardim das oliveiras, Vila Nova Aliança, Jardim Bela Vista, Vila Nossa Senhora de Fátima, Jardim Maria Amélia e Vila Denise.

Confira as ações já feitas na região desde 2017:

Região Oeste

Infraestrutura:

– Drenagem – Jardim Emília – Rua Direitos Humanos e R. Benedita de Siqueira;

– Galeria – Terras de Conceição.

SAAE:

– Operação da Estação de Tratamento de Esgoto – Terras de Conceição;

– Regularização das ligações prediais Esgoto – Terras de Conceição;

– Execução de Drenagem de águas Pluviais – Obra em andamento – Previsão de finalização Junho de 2020.

– Projeto de adequação de Estação Elevatória de Esgoto – Jardim Emília – Previsão de Obra 2° Semestre 2020;

– Rede de água e esgoto – Vila Ita II- Previsão de Obra 2° Semestre 2020.

Mobilidade:

– Sinalização horizontal;

– Instalação de abrigo de ônibus;

– Instalação de lombadas.

Educação:

– Inauguração da EMEI Prof. Luiz Carlos Maiola Covre.

Esporte:

– Troca dos alambrados do campo de areia;

– Atividades esportivas – Jardim Flórida, Pilates, Alongamento.

Meio Ambiente:

– Instalação de Praça – Terras de Conceição

Região Norte

SAAE:

– Implantação de adutora de água tratada Av. Davi Monteiro Lino para complemento da Rede de abastecimento – Parque Meia Lua;

– Adequações para melhoria da operação da estação de Tratamento – Pq. Meia Lua.

Educação:

– Reforma nas Escolas – Beatriz Junqueira da S. Santos;

– Antônio Joaquim Mesquita;

– Ampliação de cursos no EducaMais Meia Lua – Judô, Ballet, Jazz e Manicure.

Esporte:

– Troca dos refletores da quadra por Lâmpadas de Led.

Confira os próximos locais do ‘Participa Jacareí’

MARÇO

Sul – Pq. Sto. Antônio – EMEF Prof. Tito Máximo – 12/03/2020

Sul – Jardim Paraíso – EducaMais – Paraíso – 13/03/2020