Parque Sonoro anima crianças em creche no Maria Amélia

O projeto ‘Parque Sonoro’, da Prefeitura de Jacareí, realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem animando as crianças da Creche Sueli Duque, no Jardim Maria Amélia. A iniciativa foi implantada nas creches municipais em 2018 e foi retomada com a volta das aulas presenciais, neste segundo semestre.

A proposta do ‘Parque Sonoro’ é levar os alunos ao contato com a cultura musical. “É um laboratório experimental, livre, para a geração de sons, ritmos e melodias, que inspiram uma relação lúdica e inesquecível entre a música e as crianças”, destaca a diretora da creche Sueli Duque, Ana Cristina S. Limongi Bava.

“Trata-se de uma proposta lúdica, que envolve materiais simples. O objetivo do ‘Parque Sonoro’ é a interação e a descoberta, que oportunizam diversão por meio de objetos sonoros, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade ao ouvir, perceber e discriminar diferentes sons”, explica a diretora.

‘Dó Ré Mi’

O projeto visa oferecer aos bebês e crianças com idade entre 4 meses e 3 anos, mais um espaço para despertar a experimentação interativa. A intenção é criar sonoridades diversas, com uma grande variedade de materiais coletados do cotidiano e recicláveis.

O ‘Parque Sonoro’ convida crianças e adultos a entrarem em contato com o universo sonoro, sem, necessariamente, a formalidade e o status de “fazer” música. Brincando e interagindo, os bebês, crianças e educadores podem ter oportunidades ricas de comunicação e pesquisas sonoras.

De acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), as instituições de Ensino devem oferecer práticas pedagógicas que tenham como eixo principal as brincadeiras e as interações, sendo assim, deve-se favorecer a criação de sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música, canções e brincadeiras.

“Esta proposta apresenta uma leitura de mundo a partir dos sons, estrutura visual e tátil, estabelecendo relações mentais cada vez mais complexas, tão importantes para a aprendizagem dos nossos bebês”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Legenda: Crianças da Creche Sueli Duque se divertem e aprendem no ‘Parque Sonoro’