Parque dos Sinos ganha sua primeira praça

O bairro Residencial Parque dos Sinos ganha, nesta sexta-feira (14), sua primeira praça. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entrega nesta data, às 15h30, as obras de construção da nova Praça Vereador Genésio Rodrigues, na rua Rita de Cássia Pulcino, esquina com Avenida Vereador Egídio Antônio Coimbra e Rua Joaquim Alexandre Guimarães.

A praça conta com playground (com cinco equipamentos), espaço pet, seis bancos, gramado, iluminação de LED e receberá, no dia da inauguração, o plantio de 20 árvores nativas. Foi realizado calçamento com pista de caminhada (piso intertravado de material reciclado) e será entregue, também, o espaço onde, futuramente, terá uma academia ao ar livre. A praça tem 1.015,23 metros quadrados.

Escolha do nome – O nome da praça foi escolhido em homenagem à memória do ex-vereador “Genésio do INPS”. Genésio Rodrigues faleceu recentemente, vítima de Covid-19. Nasceu em Jaguapitã, no Paraná, e mudou-se para Jacareí aos 19 anos.

Teve participação ativa na vida do município, sendo eleito vereador em quatro legislaturas – de 1989 a 1992, 1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2005 a 2008. Genésio foi servidor público do INPS durante 41 anos, com forte atuação pelos direitos do funcionalismo público, e se aposentou no ano de 2019.

Histórico – Em 2017, foram reformadas e revitalizadas 19 áreas verdes. Em 2018, foram mais 12 reformas. Em 2019, foram realizadas manutenções em áreas de lazer nos bairros Jardim Esperança, Parque Santo Antônio, São Silvestre, Vila Formosa e Altos de Santana, além da implantação de um novo jardim, localizado entre as avenidas Santa Maria e Engenheiro Davi Monteiro Lino. As manutenções incluíram adequação, reforma e pintura de piso, mobiliário e playground, poda de árvores, limpeza e organização geral.

Estas não foram as únicas praças que passaram por revitalizações pela Secretaria do Meio Ambiente de Jacareí. Confira todas as áreas remodeladas e inauguradas:

– Praça Soldado Constitucionalista de 1932, na rua Chiquinha Schurig (Jardim Marister);

– Praça Júlio de Mesquita (Parque Brasil);

– Praça do Jardim Pitoresco;

– Inauguração da Praça do 22 de Abril;

– Inauguração da Praça do Terras da Conceição;

– Inauguração da Praça do Educador na rua Chiquinha Schurig.

Legenda – A Praça Vereador Genésio Rodrigues é a primeira do bairro Parque dos Sinos