Parceria POIESIS: Abertas inscrições para as oficinas culturais de novembro

Escutar áudio do texto

Dando sequência às formações culturais oferecidas pela POIESIS, que reforçam também a parceria da FCJ com o Governo do Estado, via Programa Oficinas Culturais da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, estão abertas as inscrições para as atividades on-line de novembro.

Vale ressaltar que, as inscrições para todas as atividades do programa estão reunidas neste link. Confira abaixo mais detalhes da programação:

OFICINA: VIOLÃO NEGRO BRASILEIRO – OS NEGROS NA CONSTRUÇÃO DO VIOLÃO COMO IDENTIDADE NACIONAL 

Coordenação: Diego Ricardo Pacheco

Datas e horários: 21, 23, 28 e 30/11 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Aberto a todos os públicos.

Plataforma: Zoom

Nesta oficina serão partilhados aspectos da história cultural do violão brasileiro, a partir da perspectiva de violonistas negros esquecidos pela história oficial da música e sua discografia. A oficina apresentará vídeos, livros, entrevistas, análises histórico-musicais, escuta de repertórios, fotografias, artigos de jornais da época, análises de letras em grupo, tudo para que possamos ter um panorama de quem são e da atuação dos violonistas negros no Brasil. Inscrição aqui.

OFICINA: DO LIVRO À CENA 

Coordenação: Luciana Carnieli

Datas e horários: 1, 3, 8 e 10/11 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Interessados em Literatura, Teatro e seus processos criativos.

Plataforma: Zoom

Esta oficina on-line pretende apresentar caminhos e ferramentas na transposição do gênero literário narrativo para a dramaturgia da cena teatral. Será dividida entre apresentação de conteúdo teórico e prática de exercícios na criação de cenas a partir da composição narrativa. Uma oficina para despertar o interesse pelo teatro, a literatura, a dramaturgia cênica e desenvolver a sensibilidade do leitor / espectador/ criador. Investigar os limites entre as formas literárias dramática e narrativa, e apresentar caminhos para a prática da escrita criativa. Inscrição aqui.

OFICINA: PERCEPÇÕES CORPORAIS E CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA DANÇA 

Coordenação: Urubatan Miranda

Datas e horários: 22, 24 e 29/11 – 10h às 12h

Público-alvo: Professores de arte da rede pública e público em geral a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

A atividade estimula a busca por uma nova possibilidade de construção poética de movimento que entendemos que não ocorre a partir da diluição ou segmentação de nomenclaturas, mas da integração do potencial de cada participante envolvido nesse processo, viabilizando dessa forma a construção de um exercício criativo. Inscrição aqui.

OFICINA: PARA NARRAR HISTÓRIAS, BEBA POESIA

Coordenação: Débora Kikuti

Datas e horários: 30/11, 2, 7 e 9/12 – 10h às 12h

Público-alvo: Público: jovens e adultos que tenham interesse em contar histórias, contadores de histórias, educadores, arte-educadores, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

A atividade apresentará a importância de um repertório poético-pessoal para narrar histórias. “Amparada em minha experiência como narradora de histórias, desejo compartilhar porque esse repertório possibilita que a narração seja mais envolvente e natural”, explica a coordenadora. Inscrição aqui.

ATELIÊ LITERÁRIO: CONVIVE COM OS TEUS POEMAS ANTES DE ESCREVÊ-LOS

Coordenação: Isabel Lagedo

Datas e horários: 9, 11, 16 e 18/11 – 14h às 16h.

Público-alvo: A partir de 16 anos, interessados em criação literária: poetas, artistas, bibliotecários, professores, educadores sociais, mediadores de leitura e estudantes.

Plataforma: Zoom

A atividade proporcionará aos participantes a experimentação da escrita poética, por meio de atividades divertidas e formativas, que articulam as sabências e saberes, por meio das leituras: de si e do outro; do espaço poético; das poesias — ações essas que contribuirão para fluir a escrita poética naturalmente. Inscrição aqui.

OFICINA DE COLAGEM: TÉCNICAS E EXPERIMENTO DE PAPÉIS

Coordenação: Sofia Lemos

Datas e horários: 21, 24, 28/11 e 01/12 -10h às 12h

Público-alvo: aberto a todos os públicos

Plataforma: Zoom

Esta oficina tem como proposta ressignificar materiais do cotidiano de maneira a deslocar suas funções habituais para a criação de obras de arte, por meio da colagem. Assim, possibilita ao participante – por meio do uso de instrumentos cotidianos como o papel, a tesoura e a cola – aflorar a criatividade com liberdade e experimentar novas interpretações do mundo, com apoio da técnica do recorte. No final de cada aula, abre-se para a apresentação dos trabalhos realizados e conversa entre todos sobre o processo de criação. Inscrição aqui.

PALESTRA: GRAMÁTICAS DE SI: EU, TU E ELU!

Coordenação: Sara Wagner York

Convidades: Prof. André Luiz Coutinho Vicente e Profe. Brune Camilo.

Datas e horários: 7/11 – 18h30 às 21h30

Público-alvo: Aberta à comunidade interessada nos processos educacionais recentes; a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

A atividade discutirá pontos centrais da estruturação das gramáticas excludentes ou inclusivas que emergem no séc. XXI em países de língua latina, sobretudo no Brasil, e que tensionam o modo de novas produções a agentes ligados aos estudos culturais e linguísticos. Inscrição aqui.

FOTOGRAFIA MOBIL

Coordenação: André de Oliveira

Turma A – 4, 7 e 9/11 – 14h às 16h

Turma B – 21, 23 e 28/11 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Interessados em  Artes Visuais.

Plataforma: Zoom

A inclusão de câmeras fotográficas em aparelhos celulares foi um dos fatores fundamentais para que o ato de produzir imagens se tornasse cada vez mais rotineiro. A modernização  constante dos aparelhos e a integração dos mesmos com mídias digitais, possibilitaram o surgimento das condições básicas para que nos dias atuais a fotografia seja ferramenta de comunicação fundamental e de grande influência na maneira como nos relacionamos com o mundo e as pessoas.

Link para inscrição turma A.

Link para inscrição turma B. 

OFICINA DE INTRODUÇÃO À AQUARELA  

Coordenação: Luís Felipe Camargo (Fepe)

Datas e horários: 9,11, 16 e 18/11 –  14h às 16h

Plataforma: Zoom

Através de exercícios de observação, a oficina cobre as técnicas principais de aquarela, ensinando a encontrar cores e misturas, tendo em conta luz e sombra, texturas e forma geral do desenho. Finalizando a composição, caminhar o passo-a-passo da técnica, estabelecendo um guia prático para que cada aluno possa repetir e aperfeiçoar a técnica em seu trabalho pessoal. Inscrições aqui.

OFICINA: OS TIPOS DE VOZES NA ÓPERA ITALIANA

Coordenação: Sérgio Casoy

Datas e horários: 9, 10, 16 e 17/11 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Aberto a todos os públicos.

Plataforma: Zoom

Em quatro encontros, serão abordadas as subdivisões teatralmente necessárias dos seis tipos fundamentais de vozes para o canto lírico, segundo a escola italiana. Os dois  primeiros encontros serão dedicados às vozes femininas, e os dois últimos às masculinas. Os tipos de vozes serão exemplificados com trechos de diversas obras. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”. Inscrições aqui.

PALESTRA: VERSOS DOBRADOS EM ORIGAMI – DOBRAR HISTÓRIAS: ORIGAMI E NARRATIVAS 

Coordenação: Marcio Grou

Datas e horários: 22/11 – 14h às 17h

Público-alvo: Professores, educadores e interessados, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Dobrar histórias é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica que é suporte de memória e reflexão. As peças de movimento que se seguem permitem ainda brincar, interagir e se divertir com as inusitadas ações apresentadas nos poemas. Apresenta, ainda, duas linguagens no origami, sendo o movimento e o ORINUNO, dobrar no tecido. Inscrições aqui.

O DESPERTAR CRIATIVO –  INDIVIDUALIDADE ARTÍSTICA E SUBCONSCIENTE

Coordenação: Viviane Dias

Datas e horários: 16/11 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Atores, diretores, estudantes de teatro e pedagogos de teatro e de diversas áreas artísticas.

Plataforma: Zoom

A palestra pretende desenvolver temas como caminhos para fomentar a criatividade do ator e o papel do subconsciente na criação através de um diálogo com o Sistema de Stanislávski. Pretende ainda apresentar inestimáveis contribuições de seus mais rebeldes colaboradores como E. Vakhtángov, M. Tchekhóv e Sulerjítski, ainda relativamente pouco conhecidos no Brasil e cujos trabalhos são fundamentais para se entender os mais potentes desdobramentos do Sistema ao longo do século XX. Inscrições aqui.

PALESTRA: PROCESSOS COLETIVOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

Coordenação: Coletivo Teatral  A Digna

Datas e horários: 9/11- 18h30 às 21h30

Plataforma: Zoom

Nessa palestra, os integrantes do Coletivo A Digna – Ana Vitória Bella, Helena Cardoso e Victor Nóvoa – irão compartilhar seus processos coletivos de criação a partir dos doze anos de experiência cênica do grupo em trabalhos artísticos que intervêm no cotidiano da cidade. Apresentarão seus  procedimentos de trabalho cênico em que se estabelecem pontes éticas e estéticas entre a cena, o texto e produção de espetáculos teatrais. Inscrições aqui. 

PALESTRA: ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO: OBRAVIDA

Coordenação: Flavia Corpas

Datas e horários: 29/11 – 18h30 às 21h30

Público-alvo: Interessados em geral pelas temáticas da arte, loucura e psicanálise.

Plataforma: Zoom

Quem foi Arthur Bispo do Rosario? Artista, como fora designado pelo universo da arte? Louco, denominação a ele atribuída pelos diferentes campos que se dedicam às psicoses? Ou Jesus Cristo, tal como ele se dizia? Ao adentrarmos a singularidade de Bispo do Rosario e de sua produção, descobriremos como a intrínseca relação entre vida e obra neste artista pode nos ajudar a pensar um dos nomes mais importantes da arte de nosso tempo. Inscrições aqui.

PALESTRA: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS PARA CINEMA E TV 

Coordenação: Marcelo  Marchi

Datas e horários: 7/11 – 18h30 às 21h30

Público-alvo: Aberto a todos que desejem atuar profissionalmente na área de roteiro cinematográfico e televisivo ou que apenas tenham interesse pela linguagem narrativa da ficção.

Plataforma: Zoom

A atividade é um mergulho num dos aspectos mais fascinantes da narrativa ficcional para cinema e séries: a criação de personagens. Iniciaremos pela Jornada do Herói e os arquétipos que a povoam, seguiremos pela construção e caracterização dos protagonistas e coadjuvantes e estudaremos suas motivações e histórias pregressas. Inscrições aqui. 

OFICINA: PRATICANDO A PRODUÇÃO CULTURAL – DESENVOLVENDO UMA IDEIA

Coordenação: Renato Modesto

Turma A – 1, 3 e 8/11 – 14h às 16h

Turma B – 30/11, 5 e 7/12 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Pessoas com alguma experiência em projetos culturais que desejem conhecer mais e se aprofundar na área.

Plataforma: Zoom

Esta oficina busca apresentar  um panorama histórico e referencial de modelos de produção, teóricos e práticos, aproximando os participantes da cena da produção para desenvolverem seus projetos. Serão mostradas ferramentas para melhorar a análise dos projetos culturais e melhor desenvolver programas culturais, passando por todas as etapas da administração e desenvolvimento dos projetos, considerando pré-produção, produção e pós- produção.

Inscrições para Turma A

Inscrições para Turma B.  

OFICINA: ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM – DO DOCUMENTÁRIO À FICÇÃO

Coordenação: Roney Freitas

Datas e horários: 1, 3, 8 e 10/11 – 10h às 12h

Público-alvo: A partir de 17 anos.

Plataforma: Zoom

Esta oficina busca fornecer informações teóricas e práticas sobre a produção ficcional e documental contemporânea visando à elaboração de roteiros audiovisuais, por análise de projetos, discussão de textos teóricos e processo criativo compartilhado de filmes do palestrante e de outros realizadores. Proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e projetos de curta-metragem em cinema. Inscrições aqui.

CLUBE DE LEITURA – VER-SE SEM SE RECONHECER: O LEITOR CO-AUTOR EM CLARICE LISPECTOR

Coordenação: Ricardo Hirata

Datas e horários: 3,10, 17, 24/11 e 1 e 8/12 – 18h30 às 20h30

Público-alvo: Interessadas e interessados na literatura de Clarice Lispector.

Plataforma: Zoom

Experienciar a literatura por meio de um grupo é sempre uma oportunidade para enriquecer interpretações e experiências. Trocar palavras e afetos em conjunto propicia ao pensamento um “tecer com o outro” o que, não raras vezes, desvela novas camadas (e entrelinhas) do texto. Acompanhados dos romances Perto do Coração Selvagem (1943), A Hora da Estrela (1977) e Um Sopro de Vida (1978), daremos destaque à vivência de co-autoria empreendida pelo leitor. Inscrições aqui.

OFICINA DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS SUSTENTÁVEIS

Coordenação: Eva Laurenti e Daniela Senador

Datas e horários: 21, 28 e 29/11 – 19h às 22h

Público: produtores, artistas e demais interessados.

Plataforma: Zoom

Oficina Técnica para planejamento da elaboração de um projeto cultural, envolvendo pré-produção, produção e pós-produção. Serão apresentadas as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto estruturado, partindo de um planejamento adequado, visando o financiamento indireto e direto. A partir de então, o exercício será pensar o planejamento dos projetos culturais com a clareza de quem é o público-alvo adequado para cada iniciativa. Esse planejamento, fundamental também para as iniciativas culturais, é peça-chave para a sustentabilidade das mesmas. Inscrições aqui.

LABORATÓRIO DE EXPRESSÃO – COLAGEM

Coordenação: Caterina Rino

Datas e horários: 1/12 – 14h às 17h

Público-alvo: Interessados, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

As experiências artísticas ampliam a visão de mundo, a compreensão do outro, a dimensão de espaço e tempo e instiga à reflexão. Essa atividade estimulará a criação a partir da apresentação de imagens já criadas e de imagens que permitam um processo criativo, mesmo sem recursos mais requintados, como placa de corte ou estilete de precisão. Inscrições aqui.

DANÇA URBANA CONTEMPORÂNEA 

Coordenação: Igor Gasparini

Datas e horários: 1, 2, 8 e 9/12 – 14 às 16h

Público-alvo: Artistas da Dança, pessoas com o mínimo de experiência em dança. Experiência com dança urbana seria recomendado, mas não obrigatório.

Plataforma: Zoom

Esta oficina busca  descobrir como o corpo que apresenta um treinamento específico (no caso em dança urbana, mas que pode ser feito com outras técnicas também), pode responder diferentemente aos estímulos, sem perder a sua essência, mas saindo do lugar da reprodução e buscando encontrar uma dança mais autoral, individual e singular. Inscrições aqui. 

 Legenda: Divulgação Poiesis