Parceria entre jornal digital e Educação de Jacareí continua neste ano

O jornal Joca https://www.jornaljoca.com.br/, que já foi parceiro da Secretaria de Educação de Jacareí no ano passado, volta este ano com assinaturas online, para ajudar no trabalho remoto das crianças. São publicadas duas a quatro notícias diariamente, que podem ser acessadas de casa, de qualquer dispositivo.

Os professores podem fazer login para acessar as páginas e para trabalharem as publicações como complemento pedagógico. O jornal tem ainda as edições quinzenais impressas, que serão distribuídas nas escolas assim que as aulas estiverem presenciais. Tem também um podcast semanal na rádio CBN, às quartas-feiras.

Conexão com os Alunos

O Jornal Joca é uma ferramenta interdisciplinar patrocinada pela Fundação Lemann. Possui matérias sobre temas de interesse das crianças. Para a equipe de gestão pedagógica, seu uso favorece a criação de projetos que se conectam com os alunos, e contribuem para a manutenção do vínculo com a escola, de maneira instigante e prazerosa.

“Nosso desejo em trabalhar com a rede municipal de Jacareí decorre de sua localização como um polo agregador de outros municípios da região, sua organização em relação ao trabalho a distância, e potencial consonância com nossa concepção teórica de uso do texto jornalístico nas escolas”, explicou a diretora educacional do Joca, Mônica Gouvêa.

Parceria

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é que educadores e alunos da rede tenham à sua disposição um material de apoio consistente para suas aulas a distância. A secretária Maria Thereza Ferreira Cyrino afirma: “São parcerias como essas, nas quais temos formações inovadoras para nossos professores, que têm elevado os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

Legenda: Jornal digital “Joca” ajudará nas aulas remotas, em Jacareí