Paratleta de Jacareí conquista terceiro melhor tempo em etapa nacional

Paratleta Miriam Amaro levou bronze nos 50m livre, na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Crédito: Cristina Reis/PMJ

A menos de três meses dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Jacareí está próximo de ter representante na equipe brasileira. A nadadora paratleta Miriam Amaro de Oliveira conquistou medalha de bronze no último final de semana, nos 50m livre, com tempo de 47seg11, na realização da 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. O evento foi realizado no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo).

A etapa foi a penúltima chance para a obtenção de índices para fazer parte da equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Mais de 600 atletas estão participando do evento, que reúne ainda a modalidade atletismo com provas em várias regiões do Brasil. A próxima etapa do circuito será de 15 a 17 de julho, também no CT Paralímpico Brasileiro, na capital.

“Fiquei muito feliz, pois fiz o terceiro melhor tempo do Brasil na minha categoria. Vou participar de uma outra fase e tentar melhorar ainda mais meu tempo”, disse Miriam. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a natação brasileira terá um número recorde de atletas no Rio 2016. Serão 32 ao todo.

Miriam é atleta da equipe de natação da Associação dos Portadores de Deficiência de Jacareí, conveniada à Prefeitura de Jacareí por intermédio da Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte) e recebe benefício do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) do município. A equipe treina na piscina da Tchibum Acqua e Fitness.

Jacareí está nas seletivas desde março, quando houve a fase regional com a conquista de 17 medalhas pela equipe. Também disputaram a etapa nacional e seguem para a próxima etapa, as nadadoras de Jacareí Sandra de Assis Ambrósio e Camila Pereira Fortunato.

CENTRO DE TREINAMENTO – O CT Paralímpico Brasileiro é o maior legado esportivo dos Jogos Rio 2016 para a infraestrutura dos esportes adaptados. O local é pioneiro no país, com espaços para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções.

O Circuito Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

(Zé Júnior/PMJ)