Palestra sobre política de cotas reúne empresários na Casa Viva-Vida

Escutar áudio do texto

Promover a inclusão e falar sobre a política de cotas para pessoas com deficiência nas empresas. Este foi o objetivo da palestra realizada nesta sexta-feira (29), na Casa Viva Vida, em comemoração ao movimento do Dia Nacional da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Foram realizadas duas palestras sobre a lei de cotas 8.213/91, ministradas por Marco Antônio Lopes, cadeirante e assessor da Secretaria de Assistência Social e Weberton Quintanilha, deficiente visual e profissional de Recursos Humanos do SEST/SENAT. Ambos destacaram que a deficiência é uma barreira que pode ser vencida e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é possível, principalmente se houver uma cooperação entre o poder público, empresas e as entidades.
Segundo Bruno Castro, diretor de Trabalho e Renda, apesar dos empresários da região estarem conscientes dessa lei, ainda há muita dificuldade em encontrar candidatos preparados para as vagas. “Entre janeiro e setembro deste ano foram disponibilizadas 101 vagas de PCD’s no PAT, mas apenas 20% foram preenchidas. Percebemos que falta qualificação para atender essas vagas”, explicou.
Ainda segundo ele, diariamente o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) divulga vagas no site da Prefeitura de Jacareí e nos murais espalhados pelo local. Os interessados em se candidatar para uma vaga devem ir presencialmente no PAT, Rua Barão de Jacareí, 839, Centro, das 8h às 16h30.
(Victor Copola/PMJ)