Palestra sobre Capoeira como Terapia não medicamentosa acontece nesta sexta (17) no MAV 

Escutar áudio do texto

Nesta sexta (17), às 19h, acontece a Palestra “Capoeira como Terapia não medicamentosa: Socialização dos saberes dos Mestres de Capoeira, um estudo sobre cultura, patrimônio e tecnologia social”. A palestra será ministrada no MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), com entrada livre e gratuita. 

A palestra é fruto da  pesquisa que  denuncia o idadismo e a vulnerabilidade que acomete a maioria dos Mestres de Capoeira e chama a atenção para o potencial da Capoeira como uma terapia não medicamentosa e como tecnologia social.

A ministrante da palestra será  Zuleika Stefânia Sabino Roque: Doutora em História pela PUC/SP,  membro do Grupo de Estudos de Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade (GEANM UFABC) tendo como objeto de pesquisa os aspectos físicos e neuropsiquiátricos da Capoeira, analisando as contradições entre a valorização do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira como patrimônio e a desvalorização dos Mestres. 

Zuleika Stefânia, pontua: “Durante a fase de distanciamento social ocorreu a Pesquisa de Pós Doutorado em Neurociência e Cognição intitulada ‘Aspectos Cognitivos e Sociais da Capoeira: um estudo sobre envelhecimento’, cujos resultados serão apresentados na roda de conversa.”

“A Capoeira é também tecnologia social é uma terapia não medicamentosa, essas foram algumas das inferências possíveis de serem realizadas.” afirma Zuleika. 

Confira a programação: 

Dia: 17/11 – às 19h 

Entrada livre e gratuita 

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Legenda: Divulgação/ Capoeira como Terapia não medicamentosa 


LEIA MAIS