Outubro Rosa: Jacareí promove campanha para conscientização da prevenção ao câncer de mama

Escutar áudio do texto

Mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências para participar das ações

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, terá diversas ações relacionadas à Campanha Nacional de prevenção ao câncer de mama, o ‘Outubro Rosa’. Assim como em anos anteriores, serão realizadas atividades ao longo deste mês nas unidades de saúde da cidade, com foco nas mulheres que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

Durante o mês de outubro, serão distribuídos informativos nas 18 unidades de saúde de Jacareí, com informações sobre prevenção do câncer de mama e outras doenças, além da prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas. Também serão realizadas atividades em grupo, como rodas de conversa, artesanato, exercícios físicos, entre outros.

“O câncer de mama é uma doença que está bastante presente na sociedade e pode levar à morte. Ao mesmo tempo, é uma doença com tratamentos muito eficientes. Por isso, é preciso incentivar todas as mulheres a fazerem os exames e não terem medo do diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo diagnosticada a doença, maior será a chance de cura”, explica a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

A campanha também conta com o aumento da oferta do exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos, intensificação da oferta de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, exame preventivo de colo de útero, atualização da caderneta de vacinação e avaliação odontológica para a prevenção ao câncer bucal. As mulheres interessadas em participar das ações do “Outubro Rosa” devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Confira o endereço das 18 unidades clicando aqui.

Hábitos Saudáveis

Além dos exames e da importância do diagnóstico precoce, a campanha tem o objetivo de mostrar que hábitos saudáveis também ajudam na redução do surgimento de inúmeras doenças, inclusive o câncer de mama.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos ou mais, em todo o país.

“A prevenção ao câncer de mama e a promoção da atividade física caminham lado a lado. Juntos, são extremamente eficazes para tornar a vida das pessoas mais saudável. É nosso papel informar a população sobre essa importância e promover a saúde no município”, finaliza Gravena.

Dia D

No dia 16 de outubro, das 8h às 17h, será realizado o Dia D de prevenção ao câncer de mama e de valorização à saúde da mulher, em Jacareí. Todas as unidades de saúde estarão abertas, oferecendo os serviços da campanha “Outubro Rosa”. O objetivo é aumentar o acesso das mulheres, que não conseguem ir até as unidades durante a semana, aos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.

Dados do Câncer de Mama

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo de doença que leva mulheres a óbito no país.