Outubro Rosa! Jacareí promove campanha para conscientização da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Escutar áudio do texto

Mulheres poderão realizar e agendar exames preventivos em todas as Unidades de Saúde

Ao longo deste mês, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a campanha de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’. Serão realizadas diversas atividades relacionadas à Campanha Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, nas unidades de saúde do município, com foco nas mulheres atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

“São doenças que precisam ser tratadas com seriedade, pois acometem muitas mulheres no Brasil e podem levar à morte. A campanha do ‘Outubro Rosa’ é muito importante, pois incentiva as mulheres a cuidarem da saúde e realizarem os exames preventivos. Tanto o câncer de mama, quanto o de colo de útero, se diagnosticados precocemente, têm grandes chances de cura. É nosso papel espalhar essa mensagem, pois a prevenção salva muitas vidas”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Prevenção

Ao longo do mês de outubro, mulheres entre 25 e 64 anos poderão realizar e agendar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) em todas as unidades de saúde, dependendo da disponibilidade de agenda. Além disso, para as mulheres acima de 40 anos, também será possível solicitar o exame de mamografia.

Serão realizadas, também, avaliações da saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação e testagem rápida de IST/HIV, além de orientações gerais em saúde.

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento do câncer de mama é recomendada para mulheres de 50 até 69 anos, sem sintomas de alterações da mama, e deve ser realizada a cada dois anos.

Em 2022, o município de Jacareí realizou 8.899 mamografias gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos são realizados no Centro de Imagens do município e em parceria com o Hospital São Francisco de Assis.

Colo de Útero

A coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) é realizada diretamente nas unidades de saúde do município. Por meio dela, é possível detectar alterações celulares sugestivas de câncer de colo de útero e outras. É recomendada pelo Ministério da Saúde a realização deste exame a cada três anos, após dois exames negativos anuais consecutivos.

Em Jacareí, no ano de 2022, foram realizados 14.836 exames citopatológicos do colo do útero.

Legenda: Outubro Rosa! Jacareí promove campanha para conscientização da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero


LEIA MAIS