Oswaldo Piris de Oliveira nasceu em 20 de outubro de 1931, em uma chácara pertencente aos seus avós maternos, em Jacareí. Era filho do carpinteiro Benedito Piris de Oliveira e da costureira Floripes Nascimento de Oliveira. Tinha cinco irmãos: Geraldo, Wilson, Elpídio, Leonilda e Dilce.
Cresceu na chácara até por volta dos sete anos, quando a família se mudou para a cidade, em uma casa alugada no Bairro São João, iniciando seus estudos, a partir de então, no Grupo Escolar Bairro São João, onde hoje é a E.E. Barão de Jacareí.
Aos 13 anos, ingressou no curso ginasial na Escola Estadual Francisco Gomes da Silva Prado (CENE), onde prosseguiu os estudos no curso de aperfeiçoamento e Escola Normal.
Aos 21 anos já atuava como professor substituto na E.E. Coronel Carlos Porto.
Prestou concurso e ingressou como professor na cidade de Oriente, interior do Estado de São Paulo. Após seis meses, trabalhou também como professor na cidade de Ferraz de Vasconcelos, onde permaneceu por dois anos.
Em 1960 transferiu-se para a EEPG Barão de Jacareí, em que atuou como professor efetivo.
Casou-se em 1963 com a também professora Zulmira de Oliveira, e teve dois filhos, Ana Paula e João Paulo, que lhe deram cinco netos.
Cursou Escola de Belas Artes em São Paulo em 1970, e trabalhou como professor de Educação Artística nas escolas estaduais Silvio Silveira (hoje municipal) e Francisco Gomes da Silva Prado (CENE), onde se aposentou em 1986.
Faleceu em 19 de agosto de 2011, aos 79 anos de idade.