Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí apresenta Concerto Natalino dia 19 no EducaMais Jacareí

No próximo dia 19, às 20h, será realizada a apresentação no EducaMais Jacareí (Sala Ariano Suassuna), do Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, sob a regência do maestro Mauro Messias Bueno Junior e direção musical de Raphael Felipe.

A Orquestra Sinfônica Jovem (Osijja) da Secretaria Municipal de Educação promove cursos para jovens músicos, na categoria iniciante, entre 8 e 42 anos. Os instrumentos são: violinos , viola , violoncelo (2), clarineta (5), sax soprano (3), trompete (3), flugelhorns (5), trombone (6), trompa (2), euphonium (8) e percussão (5).

A proposta do curso é que os candidatos ingressem como bolsistas na Orquestra Sinfônica Jovem e são autorizados pela Secretaria Municipal de Educação ao prosseguimento gratuito de seis anos de curso, período em que os bolsistas recebem o instrumento, a título de empréstimo, além de direito ao vale-transporte. Os alunos recebem aulas teóricas de iniciação musical básica, leitura e divisão métrica.

A Osijja teve início de suas atividades em abril de 1978 com a formação da Fanfarra Municipal de Jacareí (Famuja) onde conquistou vários títulos em sua trajetória nas décadas de 70, 80 e 90. Em 1994 a Famuja se transformou em Banda Marcial Municipal de Jacareí, que permaneceu na categoria até o ano de 2000, quando foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Jacareí.

Em 2010 transformou-se em Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí pela Secretaria Municipal de Educação. Hoje o projeto conta com as formações de Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Juvenil, Combo Instrumental – Combosijja, e Camerata de Corda Jovem, e ainda a reativação da Famuja nas EMEFs Conceição e Presbítero, além de musicalização nas escolas da rede municipal de ensino.

A Orquestra conta atualmente com 12 professores, 16 monitores e cerca de 2.500 alunos.

(Marta Fernandes/PMJ)